Profissionais da Educação

24/08/2012

Termina simpósio de Docentes em Foz do Iguaçu

O 6º simpósio do Curso de Formação de Docentes – normal em nível médio, terminou nessa sexta-feira (24), em Foz do Iguaçu. A capacitação é realizada pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) e contou com a participação de aproximadamente 600 pessoas entre professores e coordenadores dos 32 Núcleos Regionais de Educação que debateram sobre o tema da "Educação Infantil na Formação de Docentes."

Para a diretora do Departamento de Educação e Trabalho da SEED, Marilda Aparecida Diório Menegazzo, o balanço do evento foi bastante positivo e com os professores participando ativamente das oficinas. “Esse momento serviu para fortalecer a formação do corpo docente. Isso serve para darmos continuidade à política da secretaria em melhorar a qualidade de ensino no estado”, contou.

Este ano, o simpósio foi dividido em duas etapas. A primeira foi realizada entre os dias 5 e 10 de agosto para atender participantes dos outros 16 núcleos regionais de educação. O objetivo foi discutir com os educadores as práticas pedagógicas que foram trabalhadas no curso de Formação de Docentes.

Durante o curso foram realizadas oficinas e conferências com especialistas na área de educação infantil. “O aprendizado que recebemos durante o curso vai nos ajudar bastante na nossa caminhada para darmos continuidade ao trabalho de formação de docentes no Paraná”, disse Iara Regina da Silva Krol, técnica do núcleo regional de Irati.

Os professores destacaram a importância da formação para a descoberta de novas práticas pedagógicas. “O curso nos ajudou a repensar em novas formas para trabalharmos com as crianças da educação infantil”, revelou Jaqueline Tomén Machado, técnica do núcleo regional de Paranaguá.

O evento tem reflexos para melhorar a educação no estado. “Essa é uma possibilidade de avançarmos e melhorarmos a educação pública no estado. Além disso, esse tipo de formação aproxima os pesquisadores de diferentes lugares contribuindo para a formação daqueles que vão formar novos professores”, afirmou a professora Marta Chaves, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O curso de Formação de Docentes é ofertado atualmente em 186 municípios atendendo 23.082 alunos da rede estadual de ensino.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.