Ensino

19/10/2012

Colégio Estadual em Curitiba promove café literário

As atividades em homenagem ao centenário de nascimento da poetisa Helena Kolody não param nas escolas estaduais. No início desse mês, os alunos do Colégio Estadual Professor Victor Amaral, em Curitiba, participaram dos primeiros eventos dos cafés literários.

O projeto, que surgiu com a intenção de fazer com que os alunos frequentassem mais a biblioteca da escola, e a proposta surpreendeu a todos. “Colocamos toalha, guardanapos, trouxemos bolos, chás, bolachas, espalhamos cartões com os poemas, fizemos um varal de haicais, tudo muito caprichado”, contou a professora de língua portuguesa Márcia Braz.

Os alunos trouxeram apenas uma xícara, um poema da autora e muita curiosidade sobre Helena Kolody. Durante o café, os próprios conduziram as discussões sobre a poetisa e leituras dos poemas. “Foi muito bom estudar a obra e a vida de Helena. As poesias dela pareciam uma onda levando a gente. Nenhum aluno deixou de participar, rendeu muito e o pessoal percebeu que a biblioteca é um ótimo espaço”, comentou a aluna Suelen Cristina de Freitas Romualdo Gonçalves, 16, do 2º ano do ensino médio.

“O café foi diferente. O ambiente estava muito bom, a gente pesquisou, e foi muito legal. Eu não lia poesia, mas os poemas da Helena me chamaram muito a atenção”, disse o aluno Tibiraçá Silveira Azevedo Junior, de 17 anos, do 3º ano.

O empenho dos organizadores do projeto já está trazendo resultados. De acordo com a professora os alunos não só se esforçaram nas pesquisas, mas também tiraram o assunto da biblioteca, levando a outros alunos e para casa.

O projeto ainda tem uma proposta de expansão. A ideia é que cada turma que participou do café organize um desses para outra turma, ou pessoas da comunidade. E assim, cada uma dessas novas turmas deve fazer o mesmo para outros alunos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.