Eventos

30/11/2012

Caravana encanta alunos e professores no Centro do Paraná

A Caravana da Poesia Helena Kolody percorreu os Núcleos Regionais de Educação de Pitanga, Guarapuava e Irati ao logo da semana para levar atividades culturais e artísticas, oficinas e palestras. A proposta da caravana é incentivar a leitura nas escolas da rede estadual de ensino. Para isso, a caravana chegará ao fim do ano tendo percorrido cerca de 3,5 mil quilômetros, fazendo apresentações nas escolas no período da manhã e oficinas com alunos, professores e funcionários à tarde.

A Caravana esteve em Irati na quinta-feira (29). Alunos de várias escolas tiveram oportunidade de aprender sobre literatura, música e teatro. “Ao longo do ano, todos os nossos professores e alunos se envolveram muito com a vida e a obra de Helena. A expectativa para a caravana era grande e os resultados foram ótimos”, disse o chefe de Núcleo Regional da Educação José Antônio Pianaro.

Na quarta-feira (28), a Caravana chegou a Guarapuava, onde teve a participação de mais de 500 estudantes. Para o diretor do Colégio Manoel Ribas, Salvador Alves de Souza, a caravana é uma grande homenagem a Helena Kolody, poetisa que completaria cem anos de nascimento em 2012. “Muitas vezes os alunos conhecem autores nacionais e internacionais, mas não conhecem essa grande escritora do nosso estado. Isso será muito bom para formação deles e para a valorização da cultura paranaense”, diz ele.

A Caravana esteve em Pitanga na terça-feira (27). Pela manhã aconteceram as apresentações culturais dos artistas da caravana e dos trabalhos sobre Helena Kolody feitos pelos alunos das escolas do município. “Apresentamos uma peça de teatro, em que os alunos representavam jornalistas em uma entrevista com Helena Kolody. Também tivemos uma aluna vestida de Helena recitando haikais”, relatou a diretora da Escola Estadual Tiradentes, Elis Regina Silva.

Na parte da tarde os alunos puderam participar de diversas oficinas. “Fiz a oficina de flauta doce e depois apresentamos uma música para as pessoas do núcleo. Eu nunca tinha ido ao teatro ou participado de nada parecido com a caravana”, disse a estudante Iara Claudino, aluna do Manoel Ribas.

Na próxima semana, a caravana chega às regionais de Curitiba, da Área Metropolitana Sul e da Área Metropolitana Norte. Na última semana, a caravana passará por União da Vitória e o ultimo destino será a cidade de Cruz Machado, onde nasceu Helena Kolody.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.