Busca Educação

Infraestrutura

22/05/2013

Começa primeira etapa do Censo Escolar 2013

Inicia em 29 de maio a primeira etapa de coleta das informações que irão compor o Censo Escolar da Educação Básica de 2013. O Censo Escolar é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e será feito em todo o território nacional até dia 31 de julho.

No Paraná, foi definido um cronograma específico para as instituições de ensino que utilizam o Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere) e o Sistema Estadual de Jovens e Adultos (Seja). Neste período, os gestores terão que conferir e corrigir os dados nos sistemas, para que a Secretaria de Estado da Educação possa migrar esses dados para o Educacenso no prazo estipulado. As escolas que possuem sistema próprio terão de digitar todos os seus dados diretamente no sistema Educacenso.

“É essencial que neste momento as direções das instituições de ensino verifiquem e confirmem os dados de matrículas, dos docentes e outros para garantir a fidedignidade das informações, pois estas serão a base de cálculo para todos os projetos e programas ofertados pelo Ministério da Educação às escolas”, explica Vanda Dolci Garcia, da Diretoria de Informação e Planejamento da Secretaria.

O Censo Escolar da Educação Básica é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da educação básica. Os dados obtidos são usados para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e na área da educação. Exemplo disso são as transferências de recursos públicos para programas como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A coordenação estadual fez no início deste mês a capacitação dos técnicos dos Núcleos Regionais da Educação dando. “Os técnicos são responsáveis pelo repasse das orientações às secretarias municipais de educação e instituições de ensino”, diz a Coordenadora de Informações Educacionais, Karla Tereza Jurgensen. O cronograma foi divulgado durante a capacitação e está disponível na página do Censo Escolar, no link http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=223

A Secretaria disponibiliza por meio da Coordenação Estadual do Censo Escolar e dos Núcleos Regionais da Educação o e-mail censoescolar@seed.pr.gov.br para sanar dúvidas e responder eventuais problemas que possam ocorrer na coleta e disponibilização dos dados.

Dúvidas acesse: www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=223

Confira as datas e os responsáveis pela realização do Censo da Educação Básica em todo o território nacional pelo site: download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/legislacao/2013/portaria_n138_cronograma_educacenso_2013.pdf
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.