Busca Educação

Concursos

18/09/2013

Alep e Secretaria lançam Concurso de Redação

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, assinaram termo de cooperação, nesta quarta-feira (18), no Gabinete da Presidência do Legislativo, para a realização do 1º Concurso de Redação da Assembleia Legislativa. Direcionado aos alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental da rede estadual de ensino, o tema da redação é “Poder Legislativo: a importância da democracia para a sociedade”.

“Vamos comemorar os 160 anos do Poder Legislativo estadual. E encontramos uma forma de também provocar, entre os jovens, o interesse sobre a Assembleia Legislativa. Este concurso é uma parceria com a SEED e vai permitir que os estudantes compreendam um pouco mais sobre o processo democrático, sobre o exercício da cidadania e sobre o Poder Legislativo, que considero, sem dúvida alguma, senão o mais importante, um dos pilares mais necessários para o estabelecimento da democracia”, destaca Rossoni.

O concurso, com suas etapas, será aberto a partir desta quinta-feira (19), pelos sites www.alep.pr.gov.br/concursoderedacao e www.diaadiaeducacao.pr.gov.br.

Poderão participar as 2.200 escolas estaduais ligadas aos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE). Elas terão até o dia 28 de outubro para o envio das redações e das fichas de inscrição ao respectivo NRE, assinadas pela direção da escola, pelo aluno e por seu responsável legal.

ETAPAS – O concurso será realizado em três etapas: a escolar – quando será selecionada uma redação por turma e enviada pela direção da escola ao NRE; a regional – com a escolha, por parte de cada NRE, de três redações, remetidas, em seguida, à SEED; e a estadual – em que a comissão julgadora, designada pela Assembleia Legislativa e pela Secretaria de Estado da Educação, vai selecionar, entre as 96 classificadas nas etapas anteriores, as três redações finalistas.

“Esta é mais uma demonstração do bom entrosamento da Secretaria de Educação e do Poder Executivo com o Poder Legislativo. O concurso vai envolver 1,3 milhão de estudantes do ensino fundamental, num exercício de pesquisa, de levantamento histórico, com o envolvimento de alunos, professores e pais. Além do mais, será um instrumento de politização, discutindo cidadania na escola”, afirmou Arns.

A comissão julgadora escolherá os textos finalistas até o dia 22 de novembro. Além dos três alunos selecionados, os respectivos professores/orientadores e a escola também serão premiados. Os estudantes vencedores vão receber tablets; já cada professor/orientador, um ultrabook. E as escolas dos selecionados receberão uma estação de trabalho, composta por um computador, um projetor multimídia e uma tela de projeção. Todos ainda serão certificados pela participação.

No dia 27 de novembro serão anunciados os vencedores do concurso, no site da Assembleia Legislativa e da SEED, bem como pela TV Sinal. E no dia 2 de dezembro acontece a solenidade de premiação.

REGRAS – Os textos elaborados pelos alunos deverão ser de no mínimo 20 e de no máximo 30 linhas, com apresentação argumentativa/dissertativa. O objetivo é que os alunos possam estabelecer a reflexão sobre os atos políticos e civis e seus efeitos na sociedade, estimulando-se o debate sobre o papel do Poder Legislativo enquanto instituição democrática, além de aproximar os estudantes do ensino fundamental dos poderes democráticos constituídos.

O regulamento e mais detalhes do 1º Concurso de Redação da Assembleia Legislativa estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (19), no hotsite específico do certame acessível pelo endereço www.alep.pr.gov.br/concursoderedacao, ou pelo banner disponível na página inicial do site institucional da Assembleia Legislativa, localizado na margem esquerda inferior do site.

Fonte: Assembleia Legislativa do Paraná
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.