Institucional

01/10/2013

Secretaria define datas de matrículas para rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação definiu o período de matrículas para alunos que vão ingressar na rede estadual em 2014 e também para quem está saindo do ensino fundamental para o médio. Nestes dois casos, as matrículas devem ser feitas de 2 a 6 de dezembro, diretamente nas escolas.

A data vale para alunos da rede municipal (5º ano) que irão ingressar na rede estadual (6º ano) e alunos do 9º ano que vão entrar na 1ª série do ensino médio. O mesmo caso vale também para as escolas de Educação Básica na modalidade de Educação Especial e escolas conveniadas para o ano de 2014.

A superintendente da Educação, Eliane Rocha, lembra que os prazos são importantes para que a secretaria planeje com antecedência as ações do próximo ano. “As matrículas estão atreladas a uma série de ações que precisam ser feitas para o bom funcionamento das escolas, principalmente a distribuição de aulas e a infraestrutura. Com esse planejamento antecipado, alunos, professores e funcionários saem ganhando”, disse Eliane.

ENSINO MÉDIO - Para quem vai entrar no ensino médio, a superintendente também destaca a importância de definir qual o foco do aluno nessa fase escolar. “A transição do Ensino Fundamental para o Médio é marcada por escolhas. Nessa fase também acontecem outras mudanças na vida dos estudantes, como a necessidade de geração de renda, além de decisões sobre a formação profissional, ou a carreira a ser seguida na universidade. No Ensino Médio é hora de o estudante escolher a modalidade que mais se enquadra aos seus objetivos para evitar frustrações ou desistência dos estudos”, diz Eliane.

Aos demais alunos que já frequentam as escolas estaduais do Paraná, a continuidade dos estudos na rede pública é feita automaticamente. No entanto, os responsáveis pelos alunos devem comparecer às escolas entre 25 e 29 de novembro para assinar a rematrícula para o ano letivo de 2014. Alunos com mais de 18 anos podem assinar a própria rematrícula.

Alunos que não estão na rede estadual, e que pretendem ingressar no ano que vem em qualquer ano ou série, deverão comparecer em uma escola estadual no período de 9 a 13 de dezembro, para solicitar a matrícula.

Atenção às datas:

Data Matrículas
25 e 29 de novembro Rematrícula dos alunos que já frequentam as escolas estaduais.
2 a 6 de dezembro Matrícula de alunos da rede municipal (5º ano) que vão passar para a rede estadual (6º ano) e alunos do 9º do ensino fundamental que vão entrar no 1º ano do ensino médio.
9 a 13 de dezembro Matrícula de alunos que não estão na rede estadual, mas que pretendem ingressar no ano que vem em qualquer ano ou série.

Documentos obrigatórios para matrícula na rede estadual:

- Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Casamento;
- Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF) para maiores de 16 anos e alunos da Educação Profissional;
- Fatura da concessionária de energia atualizada;
- Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade da instituição de origem ou emitida pelo Sistema SERE;
- Carta Matrícula (para os casos em que o aluno receber a mesma);
- Carteira de Vacinação (exclusivamente para a Educação Infantil).

Confira a instrução conjunta n.º 01/2013, que orienta a matrícula na rede estadual: http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/instrucoes/INSTRUCAO_MATRICULA_2014.pdf
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.