Infraestrutura

07/02/2014

Richa entrega nova escola em Sarandi e abre ano letivo

As 2.500 escolas estaduais do Paraná recebem nesta segunda-feira (10) seus 1,3 milhão de alunos do ensino básico e ensino especial, de todo o Estado. O ano letivo de 2014 será aberto pelo governador Beto Richa, que estará em Sarandi, no Noroeste, para, junto com o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, entregar o novo prédio do Colégio Estadual Jardim Universitário, com capacidade para 2 mil estudantes. “A volta às aulas é sempre especial para os estudantes e suas famílias, para os professores e toda a comunidade escolar. Marcar esse momento com a entrega de mais uma nova escola demonstra que o governo está presente, participando e valorizando a educação, que é um dos pilares do desenvolvimento da sociedade”, afirma o governador.

Ele lembra que o plano de obras da Secretaria Estadual da Educação inclui, para o período de 2011 a 2014, cerca de 70 novas escolas, entre expansão da rede e substituição de antigas estruturas por novos e modernos prédios, além de reformas realizadas pelo estado e melhorias feitas com os recursos descentralizados. “A melhoria da infraestrutura é uma das ações da nossa política para garantir uma educação de qualidade”, afirma Richa.

MAIS ALUNOS - O novo prédio do Colégio Estadual Jardim Universitário, de Sarandi, que será inaugurado pelo governador, às 10 horas, fica na avenida Conceição Aparecida Magalhães, 673, no bairro Parque Alvamar II. A escola recebeu R$ 3,2 milhões em investimentos do Governo do Estado. Até então, o colégio funcionava em prédio alugado, só funcionava pela manhã e tinha 400 alunos. Com a nova estrutura, o colégio já começa o ano com 800 alunos já matriculados, de acordo com o diretor colégio, Juliano Castro Gabriel.

“Temos lista de espera e pedidos para abrirmos novas turmas. Todos nós estamos com muita expectativa e ansiosos para começar as aulas na escola nova”, afirmou o diretor. “Os alunos e os pais deles estão bastante empolgados com a nova escola”, disse o diretor Juliano Castro Gabriel.

O novo colégio foi construído em uma área de 3.400 metros quadrados e conta com 20 salas de aula, salas administrativas, laboratórios de Química, Biologia e Informática, cozinha, depósito e refeitório. O prédio tem banheiros adaptados para alunos com necessidades especiais, elevador e rampa, pista tátil e corrimão para alunos cegos, além de saídas de emergência.

A chefe do núcleo regional da Educação de Maringá Maria Inês Teixeira Barbosa disse que o novo colégio equaciona a demanda de vagas na educação básica (ensino fundamental e médio) em Sarandi.

“A nova sede está melhor localizada e o governo ainda terá economia de recursos que eram utilizados na locação do antigo espaço”, destacou Maria Inês. Com o novo Colégio Estadual Jardim Universitário, o filho da dona de casa Cleide Odenike, Felipe, do 9° ano, vai ficar mais perto de casa em uma escola com quadra coberta, laboratórios e refeitório. “Eu estou muito feliz porque agora o meu filho vai estudar em uma escola completa. Ele sempre reclamava da escola antiga”, conta a mãe.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.