Busca Educação

Institucional

21/10/2008

Projeto Eureka é “pré-vestibular público” da rede estadual de ensino do Paraná

A secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, apresentou nesta terça-feira (21), durante a Escola de Governo, as apostilas e as videoaulas do projeto Eureka, que disponibiliza aos estudantes da rede pública estadual os conteúdos das disciplinas para o Exame do Ensino Médio (Enem) e concursos vestibulares. “Esse é o nosso pré-vestibular público. Um curso preparatório gratuito para os alunos da rede pública e para quem mais tiver interesse em se preparar para os vestibulares e outros concursos”, destacou a secretária. O Eureka também está disponível no Portal Dia a Dia Educação (www.diadiaeducacao.pr.gov.br), na programação da TV Paulo Freire e da TV Paraná Educativa.
“É por causa de políticas como essa que a maioria dos aprovados nos vestibulares das universidades públicas do Paraná é oriunda da escola pública, da rede estadual de ensino”, comentou Yvelise. Segundo ela, os cursos preparatórios para vestibular eram quase que uma exclusividade da rede particular de ensino. “O Paraná é pioneiro ao oferecer os conteúdos disciplinares para que os alunos do ensino médio possam se preparar para os vestibulares e exames como o Enem”, explicou a secretária.
Segundo Yvelise, o projeto Eureka teve início há três anos, quando a Secretaria da Educação e a TV Educativa iniciaram uma parceria com um programa com aulas para estudantes do terceiro ano do ensino médio. “A partir das aulas do professor Marlus Geronasso, no programa Eureka da TV Educativa, iniciamos a formatação do Eureka como o apresentamos hoje”, explicou.
As apostilas e as videoaulas foram produzidas por professores com experiência em cursos pré-vestibulares, a partir das aulas do programa Eureka da TV Educativa, sob a coordenação do Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação. São 100 aulas de Biologia, Química, Matemática, Física, Língua Portuguesa, Filosofia, História, Geografia, Espanhol e Inglês, que se articulam com os programas na TV Educativa e TV Paulo Freire.
O material que está na página do Eureka no portal Dia a Dia Educação foi disponibilizado pela Coordenação de Multimeios da Diretoria de Tecnologia Educacional da Seed. "Nosso trabalho foi permitir a melhor acessibilidade para que todos possam usufruir dos conteúdos e recursos que o Eureka disponibiliza como, por exemplo, os downloads das apostilas e das videoaulas, entre outros recursos", explicou Elizabete Santos, diretora da Diretoria de Tecnologia Educacional.
A diretora do Departamento de Educação Básica, Mary Lane Hutner, disse que as apostilas serão distribuídas aos alunos do ensino médio. “Vamos distribuir 240 mil apostilas para os alunos que estão no terceiro ano do ensino médio este ano e outras 200 mil no ano que vem. É essa a nossa política pública para atender aos alunos que querem continuar a estudar mas não dispõem de tempo e dinheiro para fazer um curso pré-vestibular”, disse. Ela afirmou que os conteúdos estão disponíveis para qualquer cidadão. “Basta entrar no Portal Dia a Dia Educação e baixar apostilas e videoaulas”.
A secretária Yvelise entregou um conjunto de apostilas e videoaulas ao vice-governador, Orlando Pessuti, e ao professor Joel Santos Bandeira, diretor do Colégio Estadual Luiza Ross e um dos entusiastas do Eureka, e à estudante Angélica Jarek, que foi aprovada no vestibular para Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná (UFPR) depois de se preparar com as aulas do projeto Eureka.
O projeto Eureka pode ser acessado de diversas formas: no Portal Dia a Dia Educação (www.educacao.pr.gov.br); na TV Paulo Freire aos sábados pela manhã - o canal pode ser sintonizado por antena parabólica na polarização horizontal, freqüência 3.983,65 KHz, symbol Rate 2.170,20, ksymb pid vídeo: 121, pid PCR 121, pid áudio 124; e na TV Paraná Educativa, todos os sábados a partir das 15h no canal 9 (VHF) ou por antena parabólica na freqüência 1.320 MHz, polarização horizontal.
 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.