Cursos

06/04/2017

Diretores da região Norte se reúnem em Curitiba para curso

Nesta quarta-feira (05) foi iniciado o curso de gestão para a segunda turma de diretores de escolas estaduais, reunindo os Núcleos de Apucarana, Cianorte, Ivaiporã, Londrina e Maringá. Iniciada no último dia 3, a formação será encerrada dia 28 deste mês.

Na abertura, a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, destacou cinco ações de destaque da pasta este ano: a expansão da educação integral (turno único), investimentos em tecnologia nas escolas, o Programa Escola 1.000, o Prêmio de Gestão Escolar e os setenta anos de história da Secretaria.

“Em relação à educação em tempo integral, tínhamos 28 escolas no ensino fundamental e este ano são 44. No médio, passamos de três para 18”, relatou a secretária. “Além disso, o Escola 1.000 está garantindo reformas necessárias em nossas unidades, e o Prêmio de Gestão valoriza os bons gestores. São ações muito importantes”, completou.

“E, claro, não poderia deixar de lembrar que em maio deste ano a Secretaria completa setenta anos de história, uma história construída por todos. Nesse contexto, duas palavras me vêm à mente: gratidão, a cada um de vocês, e união, pois ela é necessária para manter os elos na construção da nossa educação”, destacou Ana Seres.

O diretor Leandro Camparoti, do colégio estadual professor Anésio Alves de Azevedo, em Arapongas, considera fundamental a formação. “Avalio como excelente essa iniciativa do Governo porque o curso traz uma bagagem muito grande para nós que estamos iniciando uma gestão. Especialmente neste caso, em que o curso é presencial. É um grande aprendizado”, afirmou o diretor.

Na avaliação da diretora Evelice Maria Bueno, do colégio João Carlos Pinotti (Londrina), a troca de conhecimentos é fundamental. “Desempenhar a função de diretor de maneira mais democrática beneficia o aluno. Todos os temas trabalhados aqui são muito importantes para nosso desempenho na escola, para administrar melhor tanto financeiramente quanto pedagogicamente. É muito produtivo”, analisou.

TERCEIRO GRUPO - A próxima turma de gestores inicia o curso no dia 10, com a participação da Área Metropolitana Norte, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Pato Branco e União da Vitória. O curso segue até o final deste mês.

A formação está prevista no programa Minha Escola Tem Ação (META) da Secretaria da Educação, no Plano Estadual de Educação e atende a lei estadual n° 18590/2015, que determina a escolha dos diretores e diretores-auxiliares mediante consulta à comunidade escolar.

A carga horária é de 16 horas, que serão somadas aos planos de carreira dos profissionais.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.