Cursos

18/04/2017

Diretores da região oeste e do litoral participam de curso

O quarto grupo de diretores de escolas estaduais iniciou o curso de gestão na noite desta segunda-feira (17), em Curitiba. São gestores dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu, Goioerê, Paranaguá e Toledo.

Iniciada no último dia 3, a formação contemplará os 2,1 mil diretores da rede e será encerrada dia 28 deste mês. O objetivo é fortalecer a gestão democrática nas escolas estaduais e promover o avanço no plano de carreira dos profissionais da educação.

A programação inclui questões pedagógicas, financeiras e administrativas vivenciadas no cotidiano escolar. “A cada encontro saímos mais fortalecidos e enriquecidos. Durante a formação são abordadas questões administrativas, pedagógicas e financeiras. Esses pilares precisam estar integrados para uma boa gestão”, comentou a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, durante a abertura. “O curso traz novas informações e ferramentas necessárias para fortalecer a administração democrática no ambiente escolar e isso irá refletir no processo de pedagógico de ensino e aprendizagem”, completou.

Também são abordados temas como gestão efetiva na escola, programa de recursos descentralizados, planejamento e gestão de turmas e matrículas, patrimônio, bens móveis e imóveis.

META - A formação continuada está prevista no programa Minha Escola Tem Ação (META) da Secretaria da Educação, no Plano Estadual de Educação e atende a lei estadual n° 18590/2015, que determina a escolha dos diretores e diretores-auxiliares mediante consulta à comunidade escolar.

A carga horária é de 16 horas, que serão somadas aos planos de carreira dos profissionais.

A próxima turma inicia o curso no dia 24 de abril e será formada por gestores de escolas de Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Ponta Grossa e Telêmaco Borba.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.