Eventos

15/05/2017

Alunos realizam feira de cultura, turismo e gastronomia

Os estudantes dos cursos técnicos em guia de turismo e nutrição e dietética do Colégio Estadual Júlia Wanderley, em Curitiba, realizaram na sexta-feira (12), a 1° Feira Gastronômica: Cultura, Turismo e Sabores do Paraná. A iniciativa teve como objetivo alinhar os objetos de estudos dos dois cursos e ressaltar os valores tradicionais de regiões que representam a diversidade cultural paranaense.

Quem visitou a feira teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre diferentes aspectos da geografia turística, história e cultura paranaense. “A feira proporciona aos estudantes a oportunidade de exercer a profissão na prática porque eles explicaram a história e os valores nutricionais dos pratos típicos da culinária do Paraná, além de apresentações que representa a nossa cultura”, disse o diretor Cristiano André Gonçalves.

Os visitantes assistiram apresentações artísticas e culturais, além da degustação de pratos típicos de diferentes regiões do Estado. O estudante do 2° período do curso de guia de turismo, Amauri Luis Bertagia, pesquisou junto com os colegas a história do movimento tropeiro e do prato entrevero, típico da região dos Campos Gerais. “O cliente está sempre à espera de uma surpresa, por isso conhecer a história, gastronomia e folclore das regiões em que atua é um diferencial para o profissional de turismo”, contou Bertagia.

Seis regiões do Paraná foram representadas com pratos típicos da culinária local: Litoral (barreado), Curitiba (culinária italiana), Lapa (entrevero), Norte do Paraná (café) e Foz do Iguaçu (culinária árabe).

Para a estudante do 3° período do curso de nutrição e dietética, Clévis Cristiane Moraes, a apresentação na feira completou os conteúdos vistos durante a formação. “Durante o curso nós aprendemos muitas coisas sobre a cozinha e alimentação. E esse evento representa o fechamento dos conteúdos que aprendemos e é importante para mostrarmos na prática esses conhecimentos”, disse.

O Colégio Estadual Júlia Wanderley atende 1.400 alunos do ensino fundamental, médio e técnicos. Os cursos técnicos são em guia de turismo e nutrição e dietética são ofertados gratuitamente e atendem 250 alunos.

ENSINO TÉCNICO NO PARANÁ - A rede estadual de ensino oferta gratuitamente 58 cursos técnicos profissionalizantes em 350 estabelecimentos de ensino em diferentes regiões do Estado. Os cursos na rede estadual estão disponíveis em diferentes modalidades para atender toda a comunidade paranaense de diferentes faixas etárias. Para os alunos que estão ingressando no ensino médio, com idade entre 14 e 15 anos, os cursos são oferecidos integrados às disciplinas da base nacional comum. Para quem já concluiu o ensino médio, com idade acima de 17 anos, a formação é na modalidade subsequente.

Já para quem não teve a oportunidade de fazer o ensino médio, mas deseja obter uma formação técnica, a Secretaria da Educação oferece cursos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual os alunos com mais de 18 anos estudam as disciplinas técnicas aliadas às disciplinas da base nacional comum, concluindo assim o ensino técnico e médio ao mesmo tempo.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.