Eventos

15/05/2017

Paraná comemora 70 anos da Secretaria da Educação

O Paraná comemora neste mês de maio os 70 anos da Secretaria de Estado da Educação. Nesta segunda-feira (15), em solenidade no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador Beto Richa enalteceu o papel do órgão na gestão da área, na formação dos paranaenses e no desenvolvimento do Paraná. Junto com a secretária da Educação, professora Ana Seres, e de ex-secretários da pasta, Richa deu início às comemorações pela data.

Ele falou sobre o reconhecimento e lembrou que ao longo destas sete décadas, milhões de paranaenses receberam formação nas escolas estaduais. "E é com este pensamento que celebramos os 70 anos da Secretaria da Educação reconhecendo sua contribuição inestimável ao processo de fazer do Paraná um Estado de destaque, desenvolvido e que tem servido de modelo para o resto do País. Tudo isso graças a educação de qualidade ofertada no Estado”, afirmou

Hoje a rede estadual é formada por 2.100 escolas. Richa ressaltou que o número de alunos, que já ultrapassa 1 milhão, representa cerca de 10% de toda a população paranaense. “São 100 mil profissionais da área, que se dedicam diariamente a levar educação de qualidade às crianças e jovens. Este é o momento de homenagearmos a todos os que deram e dão a sua parte para o Paraná ser o que é hoje”, declarou.

O governador também destacou os avanços na área da educação nos últimos anos, com o aumento dos repasses para o transporte e para a merenda escolar. Também mencionou o programa Escola 1000, lançado no ano passado pelo Governo do Estado e que destinou R$ 100 milhões para reformas e reparos em mil escolas da rede estadual.

HISTÓRIA – As principais conquistas nas sete décadas de história, desde as mudanças tecnológicas até o aumento nos investimentos do Governo do Estado para a área, foram apresentadas pela secretária Ana Seres. “A democratização do ensino foi a principal conquista destes 70 anos. Hoje o Paraná leva ensino de qualidade a todos os municípios. Não temos mais problemas de acesso à educação”, disse ela. “Também investimos 35% do orçamento do Estado na Educação, 10% a mais que o mínimo determinado por lei federal”.

HOMENAGENS – Na solenidade, todos os 37 secretários que passaram pela pasta foram homenageados. Os diretores das cinco escolas que completam 70 anos em 2017 também foram homenageados. São elas a Escola Estadual Santa Terezinha, de Santo Antônio da Platina; o Colégio Estadual do Campo Doutor Júlio Junqueira, de Arapongas; os colégios estaduais Doutor Willie Davids, de Londrina; Dom Alberto Gonçalves, de Palmeira; e Professor Becker e Silva, de Ponta Grossa.

DIÁLOGO - Flávio Arns, que foi secretário da Educação entre 2011 e 2014, afirmou que o diálogo com a comunidade escolar e o trabalho pedagógico estão entre os motivos da trajetória de sucesso da Secretaria da Educação. “Fazemos um trabalho compartilhado com todo o Paraná, com as famílias, alunos, professores e servidores. São eles que tornam a escola um espaço acolhedor e eficiente. Só com base na educação é que podemos ter um futuro melhor”, declarou. O trabalho continuado é importante para garantir uma educação de qualidade, segundo Altevir Rocha, que foi titular da em 2010. “Todos os secretários tiveram um papel na construção da educação do Paraná. A Secretaria é importante por causa disso, é um órgão que depende da continuidade das ações”, afirmou.

OUTROS EVENTOS – Nesta terça-feira (16) a Secretaria da Educação inaugura o Centro de Documentação, Pesquisa e Informação, instalado em sua sede, na Vila Izabel, em Curitiba. Ao longo do ano, concursos fotográficos e diversos materiais ajudarão a contar a história e da atuação da Secretaria da Educação.

“Nos preocupamos em fazer um resgate histórico e pedagógico dos 37 secretários que já atuaram na pasta, para que a Educação tenha seu acervo próprio”, contou a secretária Ana Seres. “Desenvolvemos um programa para reorganizar e resgatar a história de todas as 2.100 escolas e dos 32 núcleos regionais. Tudo isso ficará disponível na nossa página e no Centro de Documentação”, explicou.

Agência de Notícias do Paraná.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.