Profissionais da Educação

12/07/2017

Escolas da região de Cascavel recebem Prêmio de Gestão

Escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cascavel (região Oeste) receberam nesta terça-feira (11) o Prêmio de Gestão 2017. A premiação, concedida pelo Governo do Estado aos estabelecimentos de ensino que se destacam pela boa gestão e envolvimento da comunidade na administração, foi iniciada em 2015 e já está em sua terceira edição.

Os vencedores do Núcleo de Cascavel foram o Colégio Estadual Monteiro Lobato, do município de Céu Azul, em primeiro lugar; na segunda colocação o colégio Maria Destéfani Griggio, de Cafelândia; e em terceiro lugar o colégio Marilis Faria Pirotelli, de Cascavel.

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, ressaltou a importância da boa gestão escolar para a melhoria dos índices educacionais no Estado. “Temos excelentes exemplos de gestão em nossas escolas e o prêmio é uma maneira de reconhecer e valorizar esse grande trabalho”, disse Ana Seres.

Lilianne Blauth Baú, diretora do Monteiro Lobato, destacou o trabalho em equipe. “O prêmio é uma consequência do trabalho em equipe, que é o suporte da gestão democrática, bem como da participação de todos na tomada de decisões e implementação de ações dentro da nossa escola”, disse a diretora.

Para definir onde aplicar os recursos da premiação, as escolas vão promover consultas junto com a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), Conselho Escolar, estudantes e comunidade escolar. O dinheiro pode ser utilizado para compra de materiais de consumo, pequenos reparos e outras despesas relacionadas à rotina das escolas.

PARTICIPAÇÃO - O Prêmio de Gestão Escolar foi criado a fim de fortalecer a participação da comunidade no cotidiano pedagógico e financeiro das escolas paranaenses. Para participar do projeto as escolas precisam passar por 12 critérios, incluindo a entrega das prestações de contas em dia, cumprimento dos prazos, manutenção da rede física das escolas, além de projetos inovadores que reflitam na qualidade do processo de ensino e aprendizado. As escolas também precisam apresentar bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A premiação faz parte do programa Minha Escola Tem Ação (Meta), da Secretaria estadual da Educação, que busca reduzir os índices de evasão e elevar a qualidade do ensino público por meio da gestão escolar participativa.

REGIONAIS - Neste ano, o programa desenvolvido pela Secretaria premia escolas pertencentes aos Núcleos de Educação da Área Metropolitana Norte e Sul, de Jacarezinho, de Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Paranaguá, Loanda, Campo Mourão, Apucarana, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Telêmaco Borba e Irati.

Em 2018, o Governo do Estado vai escolher a melhor gestão escolar do Paraná. Para a edição estadual serão elaborados novos critérios a serem cumpridos pelas escolas.

70 ANOS – Na manhã desta terça-feira também aconteceu, na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), cerimônia para celebrar os setenta anos da Secretaria de Estado da Educação. A solenidade contou com a presença dos chefes dos 32 Núcleos Regionais da Educação (NREs), que estão na cidade para uma reunião de trabalho com a secretária Ana Seres, nesta terça e quarta-feira (12).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.