Cursos

27/07/2017

DEB realiza formação para Olimpíada de Língua Portuguesa

O Departamento de Educação Básica (DEB) realizou na quinta-feira (27), no auditório da Secretaria de Estado da Educação (SEED), curso de formação sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa. Cerca de 40 técnicos pedagógicos de Língua Portuguesa receberam a formação para, posteriormente, atuarem como multiplicadores nos Núcleos Regionais de Educação (NREs).

Segundo o professor Adilson Carlos Batista, do DEB, os cursos de formação e a olimpíada são realizados em anos alternados. “Este ano é de formação, e todas as secretarias realizam os cursos. Assim é repassada a metodologia de Sequência Didática para que todos os participantes compreendam o processo pedagógico dos materiais. A olimpíada é muito mais que um concurso, ela é formação para o professor e estudantes”, explicou o professor.

Entre trabalhos desenvolvidos, foram apresentadas metodologias de ensino de língua por meio dos gêneros discursivos poemas (para estudantes do 5º e 6º anos), memórias literárias (7º e 8º), crônicas (9º ano do fundamental e 1º do médio), artigo de opinião (2º e 3º do médio).

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um Programa que trabalha com metodologia de ensino por meio de formação de professores e do concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o País, do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promoveu sua 5ª edição.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.