Eventos

07/08/2017

Secretaria leva prestação de serviços à comunidade

A Secretaria de Estado da Educação participa, ao longo desta semana, do Mutirão da Cidadania promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Curitiba. As atividades do mutirão da cidadania foram abertas nesta segunda-feira (7) pelo Governador Beto Richa e pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

A ação tem como objetivo levar à comunidade dos bairros Umbará, Ganchinho, Bairro Novo e Sítio Cercado a prestação de serviços públicos e informações sobre programas e projetos das administrações estadual e municipal. O mutirão é coordenado pela Secretaria de Estado para Assuntos Estratégicos.

A iniciativa, que começou nessa segunda-feira (7), segue até sábado (12), no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, com prestação de serviços como emissão de carteira de identidade e de trabalho, feira de empregos, saúde, educação, meio ambiente, abastecimento, urbanismo, oficinas educativas e serviços da Copel e Sanepar.

No estande da Secretaria da Educação, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as ações e programas desenvolvidos pela pasta. “É uma prestação de serviço para mostrar para a comunidade onde procurar os serviços públicos que necessita. As pessoas não costumam ir até as secretarias porque não sabem onde procurar determinado serviço, e a vinda do Governo do Estado junto com a prefeitura ao bairro facilita o acesso a esses serviços. Essas ações fortalecem o vínculo dos bairros com o poder público”, disse a secretária da Educação, professora Ana Seres.

ENSINO PROFISSIONAL E EJA - Entre as principais atividades da rede estadual de ensino apresentadas no mutirão está a oferta da Educação para Jovens e Adultos (EJA), Exames Estaduais de EJA Online e Programa Paraná Alfabetizado, emissão do certificado do exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e adultos (ENCCEJA), do Ministério da Educação (MEC).

A Modalidade de ensino por meio de cursos técnicos, formação inicial e Continuada (FIC) e Formação de Docentes é outro destaque. A dona de casa Rosa Reis Chmura, foi acompanhada do filho, Nathan Reis Chmura, de 13 anos, que pretende fazer o curso de eletromecânica. “Fiquei contente com o atendimento, tiramos as dúvidas que tínhamos sobre matrículas e sobre o curso”, disse.

TECNOLOGIA EDUCACIONAL - Uma das novidades apresentada à comunidade escolar é o projeto SEED Lab. Desenvolvido pela Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais, a ação consiste no incentivo ao desenvolvimento de tecnologias pelos estudantes, reforçando o conceito de aprendizagem criativa com o objetivo de reforçar iniciativas voltadas à resolução colaborativa de problemas estimulando a cultura de inovação criativa entre estudantes, professores e comunidade.

Durante a semana serão ofertadas oficinas de tecnologias em que os visitantes poderão criar e programar robôs, aprender a criar animações e jogos digitais, meu primeiro projeto de eletrônica, crie seu ritmo: construção de instrumentos musicais interativos e modelagem e impressão em 3D.

A administradora de empresas Silvia Dinis aproveitou a tarde para ir junto com o marido, o empresário Egon Leyser, e o filho, Antoni Leyser, de 11 anos, para conhecer e participar da oficina de circuito em papel. “A oficina chamou a atenção porque a informática está presente nas novas gerações e é um tema que meu filho gosta muito. Então resolvemos tirar as tardes de segunda e terça para acompanhar as oficinas e fazer um programa de família diferente”, contou.

INFRAESTRUTURA - Também foram apresentadas as atividades do Instituto Fundepar, como a gestão de obras, merenda e transporte escolar, mobiliário e equipamentos escolares para a rede estadual de ensino.

PRESENÇAS – Além do governador e do prefeito, também estiveram presentes o secretário chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni; da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; Educação, Ana Seres; Saúde, Michele Caputo Neto; Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Junior; Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno; vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, deputado federal Luciano Ducci, secretários municipais e vereadores.


Serviço – Mutirão da Cidadania

Datas: 7 a 12 de agosto
Horários: Segunda a sexta-feira das 13h às 19h e sábado das 9h às 17h
Endereço – Clube da gente do Bairro Novo. Rua Marcolina Caetana Chaves, 150, Sítio Cercado
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.