Ensino

08/08/2017

Projeto de educação ambiental atende 2,5 mil estudantes

Cerca de 2,5 mil alunos de escolas municipais e estaduais de Toledo (região Oeste) visitaram o ônibus EcoExpresso da Sanepar entre o final de julho e primeira semana de agosto. Os alunos de nove escolas conheceram a maquete que mostra o ciclo da água e a importância do saneamento básico.

O ônibus é equipado com maquetes que mostram os serviços de captação, tratamento e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto, e também de tratamento de resíduos sólidos, feito pela Sanepar em três cidades do Paraná.

Também mostra a diferença entre a bacia utilizada para captação de água para o abastecimento público e a que recebe o efluente das estações de esgoto. No espaço também estão representados os processos de geração de energia a partir do gás metano e destinação do lodo de esgoto tratado para a agricultura.

COMPREENSÃO - A diretora do Colégio Estadual Jardim Europa, Sandra Elisete Casola, lembrou que o conteúdo tratado pelo EcoExpresso é trabalhado em sala de aula, mas de um modo mais teórico. “Com o ônibus, eles têm uma compreensão melhor das aulas e conseguem aprimorar o aprendizado”, disse.

Taynara da Silva Gomes Kellen tem 14 anos e estuda no Colégio Estadual Jardim Europa. Ela disse que gostou de tudo e ficou encantada com o detalhamento da maquete. “A pessoa que fez pensou em tudo. Tudo tão detalhado”.

POR TODO PARANÁ – O EcoExpresso foi criado em 2014 e circula por todo Estado trabalhando a educação ambiental com alunos das redes públicas e particulares de ensino. Cada turma, além de visitar a maquete, assiste vídeo que fala do tratamento da água e do esgoto. A visita é acompanhada por monitores que foram treinados para proporcionar uma experiência diferente. Eles também falam da relação da Sanepar com o meio ambiente e da política ambiental da Companhia.

Agência de Notícias do Paraná
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.