Institucional

11/08/2017

Paraná lança aplicativo para escolas da rede estadual

As 2,1 mil escolas da rede estadual de ensino ganharam nessa sexta-feira (11) uma ferramenta que vai aproximar a comunidade do cotidiano escolar de mais de um milhão de estudantes. É o aplicativo Escola Paraná para consultas e acompanhamento escolar, que foi lançado pelo governador Beto Richa e a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres.

Pelo smartphone, estudantes, pais e familiares poderão fazer consulta de notas, grade de aulas, eventos escolares (jogos, palestras, reuniões) e até interação com professores e colegas, via mensagens. A novidade foi desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e já está disponível para sistemas Android e iOS.

“Esse aplicativo vai ajudar na interação entre os estudantes, vai melhorar o aprendizado e ajudará de todas as formas a rotina escolar. E também os pais poderão acompanhar mais de perto o desenvolvimento e o desempenho de seus filhos”, afirmou o governador Beto Richa.

COMUNIDADE – De acordo com a secretaria de Estado da Educação, professora Ana Seres, o aplicativo, além de facilitar e agilizar o acesso de alunos e suas famílias ao cotidiano escolar, tem como objetivo de aumentar a participação dos pais e responsáveis na vida escolar. “A participação e o envolvimento da comunidade na vida escolar é fundamental para o bom desempenho dos nossos estudantes e consequente melhoria dos índices educacionais”, disse a secretária. “Tanto que o programa Minha Escola Tem Ação – o Meta, estimula o envolvimento da comunidade. Essa nova ferramenta tecnológica é mais um apoio a nossos objetivos”, frisou.

BOLETINS - Uma das opções para os pais é acessar os boletins e as datas de provas dos filhos, por exemplo. “Assim os pais podem acompanhar o rendimento e monitorar a rotina de estudos dos seus filhos. Lembrando que a Secretaria da Educação disponibiliza conteúdos em seu site também, o que ajuda na preparação para os exames”, comentou a secretária.

INTERAÇÃO – Jacson Carvalho Leite, diretor-presidente da Celepar, afirmou que o projeto vem sendo desenvolvido há um ano e meio, com a missão de criar um novo canal de comunicação entre a escola, o estudante e as famílias. “Esse canal permitirá que seja estabelecida esta convivência, permitindo o acompanhamento do trabalho diário na escola”, disse. O objetivo da Celepar, de acordo com o diretor-presidente, é realizar essa evolução em todos os serviços públicos do Paraná.

PRÁTICO - Para acessar o aplicativo, basta entrar com o número da matrícula (estudantes) ou CPF (caso dos pais ou responsáveis). Na plataforma é possível fazer consultas de notas, calendário de avaliações, entrega de trabalhos, eventos da unidade (jogos, reuniões da APMF).

Os pais ou responsáveis podem fazer o acompanhando do desempenho do aluno por matérias e períodos, acessar a resumos dos horários de aulas, além de consultar quais matérias e até professores o aluno terá no dia.


No dia do estudante, rede estadual de ensino ganha aplicativo interativo


Cerca de trinta estudantes da Escola Estadual Angelo Trevisan (Curitiba), Colégio Estadual Romário Martins (Piraquara) e Colégio Estadual São Cristóvão (São José dos Pinhais) participaram da solenidade. “É um presente para nossos estudantes nesse dia especial que vai promover uma interação maior entre pais, alunos e escola. A participação e o envolvimento da comunidade na vida escolar é fundamental para o bom desempenho dos nossos estudantes e consequente melhoria dos índices educacionais”, disse a secretária da Educação, professora Ana Seres.

Para a aluna Milena Parizi, 14 anos, do 9° da Escola Angelo Trevisan, contou que o aplicativo vai facilitar o acesso a informações da rotina escolar. “É uma ferramenta necessária e será muito útil porque com ele poderemos ver a grade de horários e as aulas que teremos no dia, boletins etc. Com isso, antes de preparar o material para ir para escola, poderemos dar uma olhada no celular e já saber o que precisamos para aquele dia”, disse.

Sua colega, a aluna Júlia Seni, 14 anos, também do 9° ano da Escola Angelo Trevisan a ferramenta vai tornar mais prática a interação entre pais com a vida escolar dos estudantes. “O aplicativo vai ajudar bastante tanto os pais, funcionários das escolas, como os alunos, porque hoje em dia todo mundo tem e usa o celular”, disse.

Ao final da cerimônia os estudantes, pais e direção das escolas fizeram um passeio para conhecer as instalações da sede do governo estadual. “Está sendo maravilhoso. Estou um pouco nervosa, mas é uma oportunidade diferente que nem todo mundo tem”, contou Júlia.

A diretora da escola, Maria Gorete Paula, afirmou que os alunos gostaram muito da novidade e estão ansiosos para começar a usar a ferramenta. “A partir do aplicativo, os estudantes terão todas as informações importantes relativas à vida escolar deles. E para os professores será mais fácil organizar a rotina escolar. Já fazemos um trabalho bem efetivo na escola, mas essa é mais uma ferramenta que vai auxiliar os pais”, diz.

Legado – Para militar aposentado Cezar Augusto Peliki, pai do estudante Athur Cezar de Paiva Peliki, 15 anos, do 9° ano da Escola Estadual Angelo Trevisan, o aplicativo será um legado importante deixado pelo Governo do Estado para as futuras gerações. “É um presente importante do Governo do Estado para os alunos que estão nas escolas hoje, pais e funcionários, mas para as futuras gerações que vai aproximar os pais do dia a dia escolar dos filhos”, frisou.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.