Institucional

28/08/2017

Secretaria da Educação é finalista do prêmio Sesi ODS

A Secretaria da Educação do Paraná, por meio do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cascavel, está entre os finalistas do prêmio do Serviço Social da Indústria para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2017 (Sesi ODS) na categoria Setor Público. Além da regional da educação, outros quatro projetos estaduais estão entre os finalistas.

A cerimônia de premiação será em 17 de outubro durante Congresso Sesi ODS, em Curitiba.

O Núcleo Regional de Educação de Cascavel foi selecionado pelo projeto Escolas Mais Humanizadas. A ação consiste na oferta de cursos com 40 horas para professores e estudantes que trabalham a solução pacífica de conflitos e convivência coletiva.

O trabalho é desenvolvido atualmente nos colégios estaduais Marcos Claudio Schuster e Mário Quintana, ambos em Cascavel (Oeste), e deve ser expandido gradativamente para as demais escolas pertencentes ao núcleo.

FOCO NO SER HUMANO - A chefe do NRE, Inez Dalavechia, destacou que o foco do trabalho está no cuidado com o ser humano, na convivência pacífica e no resgate da autoestima.

“O principal objetivo desse trabalho é promover a cultura de paz, a solução pacífica de conflitos e o perdão entre as partes envolvidas. Acreditamos que é preciso desenvolver políticas educacionais de conscientização com foco no ser humano para transformar a nossa sociedade”, disse Inez.

O trabalho é realizado com apoio de Organizações Não Governamentais (ONGs) do próprio município.

MÚSICA COM INFORMAÇÃO – O projeto Pop Prevenção, desenvolvido pela Banda Proerd do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) nas escolas estaduais e particulares de Curitiba e Região Metropolitana, também está entre os finalistas.

Desde 2010, a banda já fez mais de 200 apresentações musicais educativas e palestras com foco na prevenção de conflitos na escola, noções de segurança e cidadania, entre outros. O objetivo é trabalhar a cultura da paz com uma linguagem própria para crianças e adolescentes, representar a Polícia Militar do Paraná em eventos sociais ou filantrópicos com a missão de entreter a comunidade, concretizar os fundamentos e a filosofia de Polícia Comunitária.

OUTROS FINALISTAS – Também são finalistas na mesma categoria a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) com o projeto Inclusão Social da Pessoa Idosa, a Secretaria Estadual de Saúde (1ª Regional Litoral), com o projeto Conscientização e controles de doenças transmitidas por vetores e o Tribunal de Justiça do Paraná pelo trabalho Circulando Relacionamentos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.