Eventos

22/09/2017

MUSEU DA ESCOLA PARANAENSE - 11ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

Em comemoração aos 70 Anos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná o Museu da Escola Paranaense – MEP, Coordenado pelo Professor Cláudio Luís Nascimento Ogliari, está participando da 11.ª Primavera dos Museus que acontece anualmente e teve início no dia 18 de setembro de 2017. Esta ação é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram com uma programação especial. Para este ano o Ibram escolheu o tema Museus e suas memórias que vem destacar a importância de valorizar a memória institucional e as histórias que cada um carrega consigo.

Um dos objetivos é que os Museus, e demais instituições culturais participantes, possam ‘olhar para dentro’ e refletir, junto com os grupos sociais presentes nos territórios nos quais estão inseridos, sobre os processos e resultados de sua própria constituição e produção.

O Museu é um espaço privilegiado para a “administração da memória”, pelo seu papel fundamental na organização, preservação e promoção do conhecimento em torno dos bens, materiais e imateriais, que referenciam as mais diversas culturas. Seus patrimônios se constituem dos edifícios e acervos, das memórias e histórias, e por meio do trabalho museológico, como as exposições e as interações com o público.

O Museu da Escola Paranaense – MEP está participando da 11.ª Primavera dos Museus realizando uma Exposição sobre o acervo e a memória escolar sendo a sua abertura no dia 20 de setembro do corrente ano às 17h com a presença de alunos e Professores do Colégio Estadual Paulo Leminski e a Palestra - A Memória Escolar nos 70 anos da Secretaria de Estado da Educação com a presença de alunos e Professores do Colégio Estadual Rio Branco.

Seguem abaixo as informações:

11.ª PRIMAVERA DOS MUSEUS
Realização entre os dias 18 a 24 de setembro de 2017.

20 de setembro | 17h | Abertura da exposição:
Memória Escolar nos 70 anos da Secretaria de Estado da Educação. Acervo dos Centros de Memória das Escolas Públicas Estaduais do Paraná.

22 de setembro | 14h às 16h | Palestra:
Museu da Escola Paranaense: A Memória Escolar nos 70 anos da Secretaria de Estado da Educação. A preservação da memória escolar para a criação dos Centros de Memória, os bens materiais e imateriais.

Ogliari disse ser de suma importância trabalhar o resgate e a memória escolar por meio da Exposição onde os alunos e visitantes poderão ver um pouco sobre a Memória da Professora Júlia Wanderley, do Professor Lysímaco Ferreira da Costa e também do Colégio Estadual Dezenove de Dezembro. Nesta Curadoria da Exposição as salas expositivas e ao Auditório foram nominados em homenagem aos Professores João Turin, Fernando Calderari, Júlia Wanderley, Lysímaco Ferreira da Costa e Chiquinha Gonzaga – Musicista. Esta exposição ficará aberta até 31 de outubro das 8:00h às 18:00h de segunda a sexta feira. Destacou a importância histórica da avenida Batel e rua Bispo Dom José por meio de painéis expositivos.

Museu da Escola Paranaense - MEP
Rua Bispo Dom José, 2006. Batel.
Curitiba/PR

Contatos: (41) 3244-4607 / 3243-7484
museudaescola@seed.pr.gov.br

Clique para ampliar
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.