Eventos

07/11/2017

Secretaria promove Encontro de Tecnologias Educacionais

Começou nesta terça–feira (07) em Curitiba, e segue até o dia 09, o 2º Encontro Estadual de Tecnologias Educacionais: inovação e criatividade na educação paranaense. O objetivo é divulgar entre professores, estudantes, pesquisadores e gestores da educação paranaense iniciativas com o uso de tecnologias na educação que possibilitem a resolução colaborativa de problemas, a experimentação, o desenvolvimento tecnológico e o compartilhamento de conhecimento.

Cerca de 300 profissionais da rede estadual apresentarão trabalhos e relatos durante o evento. Outros cerca de 250 profissionais das redes estadual e municipal de outras cidades também participarão como cursistas.

“Inovar e buscar o apoio da tecnologia é fundamental e traz novas ferramentas ao processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este encontro é muito importante, pois permite a interação e a troca de ideias e experiências entre os participantes”, disse a secretária estadual da Educação, professora Ana Seres, durante a abertura do evento. “Houve muita inovação e criatividade até no planejamento deste evento. Tenho certeza que será muito proveitoso”, completou a secretária.

A cerimônia de abertura também contou com a presença da secretária municipal de Educação, Maria Silvia Bacila Winkeler, e do diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais da SEED, Eziquiel Menta. A organização é da Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE) da Secretaria de Estado da Educação (SEED)

A programação do encontro, que será realizado na sede da DPTE, no bairro Boqueirão, inclui oficinas, palestras, mesas redondas, relatos de experiências e o Festival de Invenção e Criatividade (FIC).

São cinco eixos temático em foco:

Mídia e educação – inovação e criatividade na produção e uso de mídia web, impressa e televisiva

Educação inclusiva e tecnologia – estratégias de ensino e aprendizagem com a produção ou uso de tecnologias assistivas

Empoderamento e tecnologia – estratégias para produção ou uso de tecnologias para a visibilidade e empoderamento de mulheres, população LGBT, povos indígenas, negros e sujeitos em situação de vulnerabilidade social

Ressignificação dos espaços escolares – estratégias para a ressignificação e organização da sala de aula; das bibliotecas escolares; dos laboratórios de informática, de química, de física ou de matemática; salas de artes, de leitura e de teatro; criação e desenvolvimento de jardins, hortas; salas de entretenimento

Inovação e tecnologia na educação: propostas inovadoras que contribuam para os processos de gestão educacional e escolar; atividades administrativo–pedagógicas; formação dos profissionais da educação e estudantes na modalidade presencial, semipresencial e a distância; ensino de conteúdos curriculares; promoção da educação científica

Mais informações: seeddpte.wixsite.com/tecnologia/inicio
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.