Concursos

06/03/2018

Educação entrega material para alunos do ensino técnico

A Secretaria de Estado da Educação entregou nessa segunda-feira (05) o segundo lote de materiais para alunos do 2° ano do ensino médio matriculados nos cursos técnicos do programa MedioTec, do Governo Federal. A entrega foi feita durante a aula inaugural do curso no Colégio Estadual Pedro Macedo, em Curitiba. O programa atende alunos de escolas públicas que cursam as disciplinas normais da grade curricular concomitante à formação técnica.

Foram entregues 67 kits com mochila, caderno universitário, caneta esferográfica, lápis, borracha, apontador, régua e jaleco para os alunos do curso técnico em Informática. Em 26 de fevereiro, os estudantes do curso de Saúde Bucal, do Colégio Estadual Professor Bento Munhoz da Rocha Neto, em Paranavaí, no Noroeste do Estado, receberam 30 kits.

A superintendente da Educação, professora Ines Carnieletto, destacou que a oferta dos cursos atende a procura por vagas. “Havendo novas demandas, novas turmas poderão ser abertas. Por isso, é importante que os alunos saibam dessa oportunidade de obter a formação técnica gratuita”, disse.

MEDIOTEC - Os cursos têm duração de um e dois anos. O objetivo é que o aluno conclua o ensino médio e um curso técnico ao mesmo tempo, ficando apto para ingressar no mundo de trabalho e dar continuidade aos estudos.

A chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria, Cândida Junqueira, lembrou que além da formação profissional e do encaminhamento ao mundo do trabalho, o curso proporciona outros incentivos aos alunos. “Além do material e dos uniformes, os alunos recebem uma ajuda financeira para auxiliar os custos com transporte no deslocamento até a escola”, disse.

Cândida disse ainda que a Secretaria da Educação tem como um dos seus objetivos ampliar e diversificar as oportunidades de formação profissional à população paranaense. “Uma dessas ações é o Pronatec - Mediotec com cursos técnicos destinados aos alunos matriculados no ensino médio da rede pública estadual”, explicou.

FORMAÇÃO – O curso técnico em Informática vai tornar os alunos aptos a desenvolver programas de computador, trazer conhecimento amplificado em sistemas operacionais, banco de dados e softwares. Eles também estarão aptos a fazer a manutenção de programas de computadores.

Já o curso de técnico em Saúde Bucal vai permitir que o aluno trabalhe como auxiliar de consultório dentário e, sob supervisão do cirurgião-dentista, atuar em atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do paciente.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.