Profissionais da Educação

28/03/2018

Professores de Enfermagem são capacitados em Curitiba

Cerca de 140 docentes de 34 escolas estaduais de todo Paraná estão participando, em Curitiba, de formação de atualização promovida pela Secretaria de Estado da Educação e o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR). Eles atuam no Curso Técnico em Enfermagem da rede estadual como coordenadores de cursos, coordenadores/supervisores de estágio e professores.

O curso é um dos mais procurados entre os ofertados pela Secretaria, contando com quase cinco mil alunos matriculados em 32 municípios. “Esta formação proporciona atualização para os nossos profissionais. Trata-se de um trabalho que visa buscar a excelência no ensino ofertado, pensando na qualidade da educação dos futuros profissionais que estarão no mundo de trabalho”, afirma Cândida de Carvalho Junqueira, chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria.

Simone Aparecida Peruzzo, presidente do Conselho Regional da Enfermagem do Paraná, participou da abertura do evento e salientou a importância de se promover a atualização dos professores que atuam nos cursos técnicos. “Em 2017, nosso Código de Ética foi todo revisitado e entra em vigor em abril deste ano. Nada mais acertado do que promover uma capacitação como essa, para atualizar estes professores sobre as mudanças e adaptações feitas no código”, disse.

Simone ressaltou ainda a necessidade de aprimoramento dos docentes, uma vez que a função de técnicos de enfermagem ganha cada vez mais desafios. “É um setor que tem uma dinâmica muito grande. Cada vez mais temos pacientes mais grave e mais complexos que exigem mais conhecimento das pessoas que prestam assistência. Não podemos ficar longe dos docentes sejam eles dos cursos técnicos ou superiores”, acrescenta.

FORMAÇÃO - Os professores participam de palestras e oficinas que abordam temas como a enfermagem na educação profissional, legislação, novo código de ética dos profissionais de enfermagem, processo de enfermagem, sistematização da assistência de enfermagem e a segurança do paciente.

Almeir Evangelista Sanches, professora de enfermagem no curso técnico ofertado no Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, em Londrina, disse que a troca de experiências com os demais professores é bastante benéfica no processo ensino aprendizagem. “Conseguimos nos aprimorar e transmitir este conhecimento com mais qualidade aos nossos alunos”, disse.

A ação está alinhada com o Programa Meta: Minha Escola Tem Ação, uma vez que fornece subsídios relevantes para o desenvolvimento das políticas públicas da educação profissional. O curso de atualização acontece nesta terça e quarta-feira (27 e 28 de março) nas dependências da UniBrasil, em Curitiba.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.