Profissionais da Educação

10/05/2018

Formação estuda educação nas ilhas e aldeias do Litoral

Professores, agentes educacionais I e II, equipes diretiva e pedagógica que atuam nas escolas indígenas e nas ilhas do litoral paranaense, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, iniciaram nessa quinta-feira (10), em Paranaguá, a 11° edição do curso de formação continuada Interilhas. O curso tem duração de dois dias com 16 horas que serão computados para avanços nos planos de carreira dos servidores.

Os profissionais vão estudar questões relacionadas à alfabetização, letramento, direitos e deveres do servidor, relações interpessoais, projeto Saberes do Mar, equipes multidisciplinares e áreas do conhecimento. As oficinas foram elaboradas com base no tema “Integrando as áreas e articulando os conhecimentos”.

A chefe do núcleo regional, Selma Camargo Meira, destacou que a metodologia trabalhada no curso permite a aproximação dos profissionais com a história e cultura em que está inserido. “É importante enfatizar que todo o nosso trabalho nas ilhas e escolas indígenas é baseado no resgate dos saberes tradicionais para que seja integralizado com os saberes acadêmicos”, disse.

A chefe da regional explicou ainda que as oficinas serão trabalhadas com base nas áreas dos conhecimentos de expressões artísticas e culturais, linguagem, ciências humanas I e II, cultura corporal e ciências exatas, além dos eixos temáticos divididos em modos de vida (cultura, trabalho e identidade), território (natureza poder e políticas, saúde (hábitos e costumes). “Com isso estamos propondo que o currículo dessas escolas seja baseado na compreensão e reflexão efetiva da leitura de mundo no contexto das ilhas e aldeias”, finalizou.

NRE EM NÚMEROS – O Núcleo Regional de Paranaguá atende 59 escolas com mais de 35 mil matrículas. Desse total, nove escolas estão localizadas na Ilha do Mel, Povoado de São Miguel, Ilha de Amparo, Teixeira, Ilha Rasa, Ilha de Superagui, Ilha das Peças, Tibicanga, Sibuí, e quatro nas aldeias indígenas presentes nos municípios de Guaraqueçaba, Paranaguá, Morretes e em Pontal do Paraná, com mais de 500 alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.