Profissionais da Educação

10/05/2018

Paraná se prepara para adesão a programas federais

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica do Governo Federal estiveram em debate na Secretaria da Educação nesta quarta-feira (09). Os programas foram o tema principal da reunião do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Paraná, realizada em Curitiba.

Os editais do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica foram apresentados por Paloma Siqueira Fonseca, técnica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). As duas iniciativas integram a Política Nacional de Formação de Professores, que inclui a oferta de 90 mil bolsas para estudantes de licenciaturas do país atuarem em escolas públicas estaduais e municipais, sob a supervisão de professores efetivos. No caso do Paraná são 6.422 bolsas.

A Secretaria da Educação apresentou uma análise do número de professores da rede estadual que atendem aos critérios iniciais de participação nos editais. “Este estudo representa o potencial de professores que podem participar dos programas”, avalia o chefe do Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais da SEED, Eziquiel Menta. O número inicial, de mais de 47 mil pessoas, será filtrado pelas universidades estaduais do Paraná. Cada professor será responsável por 8 a 10 estudantes.

A discussão sobre os critérios dos editais e a indicação de escolas foi realizada na sequência, com colaborações dos participantes. “O Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente traz uma oportunidade única de debate para a educação paranaense, reunindo representantes do setor público municipal, estadual e federal, conselhos e associações”, explica a presidente do Fórum e superintendente da Educação da SEED, Ines Carnieletto.

PROGRAMAS – O Pibid oferece bolsas aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública.

O Programa de Residência Pedagógica funciona de forma semelhante, e é apresentado pelo MEC como parte da modernização do Pibid. Os estudantes participantes contarão com acompanhamento e serão avaliados periodicamente.

FÓRUM – O Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Paraná é um órgão estadual colegiado, criado para organizar a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas da educação básica.

Ele é composto pela Secretaria da Educação; Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Ministério da Educação; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Conselho Estadual de Educação; União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação; União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação; Universidade Estadual de Londrina; Universidade Estadual de Maringá; Universidade Estadual de Ponta Grossa; Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Universidade Estadual do Norte do Paraná; Universidade Federal do Paraná; Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Universidade Federal da Fronteira Sul; Universidade Estadual do Paraná; Instituto Federal do Paraná; Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná; Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Paraná; e Fórum Permanente das Licenciaturas das Instituições de Ensino Superior do Paraná.

Confira a página do Fórum no Portal Dia a Dia Educação: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=477
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.