Profissionais da Educação

11/05/2018

Técnicos discutem metodologias do Plano Estadual de Educação

Cidades que criaram metas próprias para o seu Plano Municipal de Educação também devem desenvolver um indicador próprio para o seu monitoramento. Esta foi uma das informações reforçadas durante formação da Comissão Coordenadora e Equipe Técnica responsável pelo processo de monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Educação do Paraná, realizada nesta sexta-feira (11), na Secretaria da Educação.

“O Plano Estadual de Educação do Paraná ficou em consonância de número e forma com as metas do Plano Nacional de Educação, podendo utilizar os mesmos indicadores para monitoramento de metas e estratégias”, explica Maurício Pastor, coordenador da Rede de Assistência Técnica para o monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação no Paraná. Alguns exemplos de indicadores incluem resultados do Censo Escolar, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), taxas de escolarização e levantamentos da quantidade de profissionais, produzidos por institutos de pesquisa ou órgãos públicos.

Durante a reunião foram apresentadas informações sobre o monitoramento dos Planos Municipais de Educação, e o trabalho que está sendo feito no desenvolvimento das metas do Plano Estadual de Educação. “Os municípios apontam que questões financeiras são os principais impedimentos para atingir as metas de seus planos de educação, segundo panorama que realizamos”, comenta Eliane Bernardi Benatto, técnica pedagógica da Coordenação de Gestão Escolar da Secretaria da Educação.

Participaram representantes da Secretaria da Educação, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Conselho Estadual de Educação.

PLANO – O Plano Estadual de Educação foi sancionado pela lei estadual 18.492 de 24 de junho de 2015, e está vigente até 2025. Ele define as diretrizes para a educação paranaense, que incluem a necessidade da superação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais – com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; valorização dos profissionais da educação; promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos e à sustentabilidade ambiental.

Lei nº 18.492

Anexo

Os Planos Municipais de Educação, além de outras informações referentes aos 399 municípios do Estado do Paraná, estão disponíveis no Portal Dia a Dia Educação, no link http://www.comunidade.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1334
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.