Ensino

14/05/2018

Paraná prepara técnicos para a agroindústria

A Secretaria da Educação tem uma oferta variada de cursos profissionalizantes ligados ao agronegócio, setor responsável por cerca de 40% da economia paranaense. Um deles é o Curso Técnico em Agroindústria, disponível na modalidade subsequente no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Olegário Macedo, em Castro, região Centro Oriental paranaense.

A agroindústria cumpre a função de agregar valor à produção agrícola e pecuária, ligando a agropecuária ao setor industrial. “O curso técnico em agroindústria foi estabelecido no CEEP Olegário Macedo devido à quantidade e proximidade de empresas deste setor em toda a região. Temos tanto alunos que já trabalham com agroindústria e procuram uma melhoria na carreira, quanto pessoas que vieram de fora e encontram uma vaga no setor. São estudantes que concluíram o ensino médio e procuram uma colocação e também pessoas que voltaram a estudar” conta a diretora auxiliar do CEEP, Veronica do Espirito Santo Sokolowski.

A unidade é equipada com laboratórios e materiais para atividades práticas na área de laticínios, vegetais e carnes, além de salas de aula para o conteúdo teórico. “Começamos o curso com uma apresentação do CEEP, a equipe, os laboratórios e as instalações. O aluno que não conhece o setor se impressiona com os equipamentos disponíveis, e sua utilização. Para alguns é um choque ver o investimento realizado, e notamos que eles levam o curso muito mais a sério já a partir da primeira semana”, explica o coordenador do curso, Kleber Marcos Zerbielli.

Desde 2011, foram investidos cerca de 250 mil reais em mais de 50 equipamentos para o CEEP, incluindo defumador com desidratador, embaladeira a vácuo, freezer, moedor, ilha expositora, câmara fria, esterilizador de facas, trituradores, prensas, desidratador, descascador, e butirômetros (utilizado para avaliar a gordura do leite), entre outros.

ESTUDANTES – O curso tem duração de um ano e meio e está disponível para qualquer pessoa com ensino médio completo, sendo totalmente gratuito. Novas turmas são formadas a cada seis meses, com um mínimo de 35 alunos matriculados.

Samanta Lorelay Bohman, 24 anos, trabalhou em vendas após concluir o ensino médio, e nunca se imaginou no setor de agronegócios. “Me inscrevi por recomendação de uma amiga que havia feito o curso e adorado. É uma experiência completa, você cresce pessoalmente e profissionalmente. Comecei a fazer o estágio na área de laticínios e fui efetivada. Recomendo o curso para todo mundo”, comemora. Ela está cursando o terceiro semestre do curso, que termina no dia 13 de julho.

Simone Gomes, 41 anos, é colega de classe de Samanta e tem muitos planos para o que está aprendendo no curso. “Pretendo empreender, abrir um negócio próprio no futuro. Já estou trabalhando com laticínios, e de olho no mercado de alimentação saudável”, planeja. Ela é graduada em Recursos Humanos, mas sempre se interessou pelo ramo de alimentos. “Mesmo na faculdade já vendia lanches. Mas este curso abriu muito minhas opções, ele é muito bom. O material, as instalações, tudo impressiona”, afirma.

Ao concluir o curso o aluno recebe o certificado de técnico em agroindústria, estando apto para trabalhar no processamento de alimentos nas áreas de laticínios, grãos, cereais e carnes, e no beneficiamento de frutas e hortaliças; em programas preventivos, de higienização e sanitização da produção agroindustrial; em programas de manutenção de equipamentos; em sistemas de controle de qualidade; na distribuição e comercialização de produtos.

Interessados devem procurar o estabelecimento de ensino diretamente. Novas inscrições estão previstas para o mês de junho.

CASTRO – No CEEP Olegário Macedo estudam cerca de 500 alunos. Além do Curso Técnico em Agroindústria, estão disponíveis os cursos técnicos em Meio Ambiente subsequente, e em Agropecuária subsequente e integrado. Cursos subsequentes são ofertados para quem concluiu o ensino médio, enquanto o curso integrado está disponível para quem concluiu o ensino fundamental e deseja fazer o ensino médio em conjunto com o ensino profissionalizante.

Centro Estadual de Educação Profissional Olegário Macedo
Endereço: Avenida Marly Rolim s/n – Castro
Telefone: (42) 3233-1360
E-mail: catceepolegariomacedo@seed.pr.gov.br

INSCRIÇÕES – Os cursos profissionalizantes da rede estadual são oferecidos em 350 instituições de ensino de 184 municípios paranaenses. O local em que cada curso está disponível pode ser verificado no link www.educacao.pr.gov.br/cursostecnicos.

O Curso Técnico em Agroindústria também está disponível no CEEP do Sudoeste do Paraná, em Francisco Beltrão.

“Temos uma ampla oferta de cursos profissionalizantes na rede estadual, ofertados gratuitamente para que os nossos estudantes tenham a oportunidade de obter uma formação profissional de qualidade, sem custos, e ampliar as possibilidades de emprego e renda”, explica a chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria da Educação, Candida de Carvalho Junqueira.



Conheça a matriz curricular do Curso Técnico em Agroindústria:

1º Semestre: Bioquímica dos Alimentos, Fundamentos do Trabalho, Higiene Agroindustrial e Segurança do Trabalho, Tecnologias de Carnes e Derivados, Informática Aplicada, Tecnologias de Grãos, Processos Agroindustriais, Tecnologias de Lacticínios, Microbiologia dos Alimentos, Tecnologias de Processamento Vegetal.

2º Semestre: Controle de Qualidade no Processo Agroindustrial, Gestão Ambiental, Gestão e Planejamento de Complexos Agroindustriais, Higiene Agroindustrial e Segurança do Trabalho, Tecnologias de Carnes e Derivados, Tecnologias de Grãos, Tecnologias de Lacticínios, Tecnologias de Processamento Vegetal, Estágio Profissional Supervisionado.

3º Semestre: Controle de Qualidade no Processo Agroindustrial, Gestão e Planejamento de Complexos Agroindustriais, Higiene Agroindustrial e Segurança do Trabalho, Tecnologias de Carnes e Derivados, Tecnologias de Grãos, Tecnologias de Lacticínios, Tecnologias de Processamento Vegetal, Estágio Profissional Supervisionado.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.