Ensino

30/05/2018

Cursos Técnicos da rede estadual recebem inscrições

Estão abertas até 21 de junho as inscrições dos Cursos Técnicos da Secretaria da Educação do Paraná para o segundo semestre de 2018. Eles são ofertados em estabelecimentos de ensino da rede estadual e estão disponíveis três modalidades: Cursos Subsequentes ao Ensino Médio, para quem já concluiu o ensino médio, com duração de um a dois anos; PROEJA: educação profissional na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), para quem já concluiu o ensino fundamental e tem mais de 18 anos, com duração de três anos; Especialização Técnica de Nível Médio, para quem concluiu o curso técnico vinculado, com duração de seis meses a um ano.

São 58 cursos oferecidos em 351 estabelecimentos de ensino de 184 municípios paranaenses. Eles são totalmente gratuitos e certificados pela Secretaria da Educação do Paraná.

“Temos uma ampla oferta de cursos profissionalizantes na rede estadual, ofertados gratuitamente para que os nossos estudantes tenham a oportunidade de obter uma formação profissional de qualidade, sem custos, e ampliar as possibilidades de emprego e renda”, explica a chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria da Educação, Candida de Carvalho Junqueira.

INSCRIÇÕES - As inscrições devem ser feitas diretamente nos estabelecimentos de ensino que ofertam o curso pretendido. O candidato deve entregar Ficha de Inscrição e da Ficha de Pontuação preenchidas, disponíveis na Orientação Conjunta n.º 01/2018; fotocópia e original do RG e CPF; fotocópia e original do histórico escolar ou declaração de conclusão de curso/ensino; declaração emitida pela instituição de ensino para aluno bolsista; termo de ciência do estágio obrigatório preenchido, quando existir estágio no curso; comprovante de renda familiar.

Para interessados em estudar nos Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs), Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (CEEPA), Colégios Agrícolas Estaduais (CAEs) e Centro Estadual Florestal de Educação Profissional (CEFEP), as inscrições também podem ser feitas online, por meio da página de cada instituição de ensino.

A instituição de ensino deverá organizar uma palestra e oferecer aos candidatos informações acerca do currículo do curso escolhido e perfil do profissional. O candidato será informado no ato da inscrição a data e local da atividade.

TURMAS – As instituições de ensino devem atender aos critérios estabelecidos na orientação conjunta nº 01/2018: número mínimo de 35 e máximo de 40 alunos por turma; espaço físico disponível para a realização das atividades; professores habilitados na área.

Para mais informações sobre os cursos técnicos e locais de oferta, acessar a página http://www.comunidade.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=49

As aulas começam em no dia 30 de julho.

Orientação Conjunta n.º 01/2018 - SEED/SUED/DET e SEED/SUED/DIRPE
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.