Institucional

04/06/2018

Energias renováveis serão discutidas nas escolas da rede estadual

O diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Jorge Augusto Callado e o superintendente de Energias renováveis de Itaipu Binacional, Paulo Afonso Schmidt, entregaram nesta segunda-feira (04) à secretária estadual da Educação, Lucia Cortez, o material produzido para o projeto Descomplicando as Energias Renováveis.

Formado por uma cartilha impressa e outra em forma de audiobook, o material servirá como apoio pedagógico para educadores, de diferentes níveis de formação, no compartilhamento de informações e conhecimentos sobre as energias renováveis no Brasil, de forma inclusiva e democrática.

“Não existe meio ambiente sem educação. E nada melhor do que fazermos a primeira entrega deste material à secretaria de Estado da Educação, aproveitando o início desta semana muito importante, de discussões sobre o meio ambiente”, afirmou Callado.

De acordo com a secretária Lucia Cortez, a parceria com a Itaipu é muito importante e permitirá discutir um assunto essencial para o futuro do planeta. “Nossos estudantes são o futuro. E discutir as energias renováveis é primordial para o futuro. Aproveitar todo o conhecimento que Itaipu tem a nos oferecer é extremamente importante. Vamos analisar a melhor forma de fazer com que este conteúdo chegue a todos os nossos alunos”, disse Lucia.

MATERIAL - O material é composto por uma cartilha resumida e uma versão mais completa, em áudio, com aproximadamente duas horas de duração, fruto de um intenso trabalho de pesquisa apoiado por três instituições de renome nacional dentro de seus setores: a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás).

Os áudios, em formato mais resumido, também serão disponibilizados para as rádios de todo o Paraná por meio de uma parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP).

Os conteúdos estarão disponíveis para serem baixados gratuitamente em versão digital pelos endereços www.pti.org.br/descomplicandoasenergias e webradioagua.org.br.

PARCERIAS – Durante a reunião, foram discutidas ainda outras formas de parcerias entre a Secretaria de Estado da Educação e Itaipu. Schmidt colocou à disposição da pasta os técnicos da multinacional para capacitar professores da rede com o objetivo de ofertar dentro da grade curricular das escolas rurais uma disciplina voltada exclusivamente às energias renováveis.

“Temos pessoas altamente qualificadas que podem ajudar na formação dos professores da rede e, no futuro, podemos ampliar ainda mais esta parceria, ofertando um curso técnico em energias renováveis, a exemplo de tantos outros cursos técnicos que são ofertados na rede estadual”, disse.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.