Ensino

15/10/2018

Cursos profissionalizantes estão com inscrições abertas

A Secretaria da Educação abre, a partir desta segunda-feira (15), as inscrições para 51 cursos técnicos e para o curso de Formação de Docentes, em mais de 180 municípios do Paraná.

Os cursos são totalmente gratuitos e ofertados em duas formas: integrados, combinando disciplinas técnicas e disciplinas da base comum (Língua Portuguesa, Matemática, Arte, etc) ao longo de quatro anos, e disponíveis para alunos que concluíram apenas o ensino fundamental; e subsequentes, em que estudantes que já concluíram o ensino médio podem cursar somente disciplinas técnicas, com duração de 1 a 2 anos, de acordo com o curso.

O curso de Formação de Docentes é um curso profissionalizante que forma professores para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Ele tem duração de quatro anos e é integrado ao ensino médio, estando disponível para quem concluiu somente o ensino fundamental.

Interessados devem procurar as instituições de ensino que ofertam os cursos, levando original e cópia do RG, CPF e histórico escolar ou declaração de conclusão de curso/ensino ou de aluno em curso, Declaração de Vacinação para alunos menores de 18 anos, além de comprovante de renda familiar e, no caso de bolsistas da rede particular, uma declaração emitida pela instituição de ensino. As inscrições ficam abertas até o dia 16 de novembro.

Algumas instituições de ensino e os Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs), Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (CEEPA), Colégios Agrícolas Estaduais (CAEs) e Centro Estadual Florestal de Educação Profissional (CEFEP), realizam inscrições online, diretamente na página de cada instituição na internet.

Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, os candidatos participam de um processo classificatório, que segue critérios sociais e técnicos.

A relação dos municípios, estabelecimentos de ensino e cursos técnicos ofertados está disponível no link: www.comunidade.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=49

Já a relação dos colégios que ofertam Formação de Docentes se encontra no link: www.comunidade.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=137

A instituição de ensino deve organizar uma palestra e oferecer aos candidatos informações acerca do currículo do curso escolhido e perfil do profissional certificado. O interessado é informado no ato da inscrição a data e o local da atividade.

O início das aulas segue o calendário escolar para o ano letivo de 2019.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.