Eventos

28/11/2018

Alunos da rede estadual são destaques em competições de Haicai

Cinco estudantes do Colégio Estadual Shirley Catarina Tamalu Machado, em São José dos Pinhais, na grande Curitiba, ficaram entre os primeiros colocados no 17° Concurso Brasileiro de Haicai Infanto Juvenil e no 11° Concurso de Haicai Prêmio Masuda Goga, realizados entre 2017/2018. Os alunos participaram nas categorias juvenil e infantojuvenil.

Os estudantes receberam certificados, menções honrosas, livros, além de publicações dos poemas. A participação dos alunos em concursos do gênero acontece todos os anos sob a orientação do professor de Língua Portuguesa, Emerson Corso, e incentivo da direção da escola.

NA ESCOLA - Edenilson Fernandes de Oliveira, de 16 anos, do 1° ano do Ensino Médio, ficou em 2° lugar entre os participantes com idade entre 11 e 17 anos. Segundo ele, a história do haicai chamou sua atenção e despertou o interesse pelo concurso. “O professor contou como surgiu o haicai e sua importância para expressar o que sentimos e como vemos o mundo. Isso me chamou a atenção porque o haicai é a representação do momento e também ajuda a enriquecer o vocabulário com novas palavras”, disse.

Essa foi a sexta participação do 8° ano do Ensino Fundamental, Gabriel Ribeiro da Silva, de 13 anos, em concursos de haicai. Ele contou que conheceu o gênero literário no 6° ano nas aulas de Língua Portuguesa. “Eu sempre gostei de escrever e o haicai me chamou a atenção porque estimula raciocínio, além de ser diferente dos outros gêneros que estamos acostumados”, contou Gabriel que ficou em 3° lugar no Concurso de Haicai Prêmio Masuda Goga.

MULTIDISCIPLINAR - O diretor do colégio, João Batista da Silva, destacou que o estudo do haicai envolve todas as disciplinas curriculares e contribui para o processo de aprendizagem dos alunos.
“Optamos pelo haicai porque é um gênero que proporciona aos alunos uma aprendizagem global em que eles aprendem e trabalham questões relacionadas as disciplinas e também com temáticas sociais que vão além do muro da escola”, disse Silva.

Segundo ele, nas aulas de Língua Portuguesa os alunos aprendem desde 2013 a composição de rima, métricas, história e técnicas de produção dos poemas em haicai.

LITERÁRIOS – No ano passado as estudantes Nicole Plens Santana, 15 anos, e Gabrielle Venuka de Oliveira Moraes, 14 anos, do Colégio Estadual Shirley Catarina Tamalu Machado, também ficaram entre os vencedores da 15° edição do concurso de haicai World Children’s Haiku Contest, realizado pela Jal Fundation, no Japão, e organizado, no Brasil, pelo Grêmio Ipê de Haicai.

Nesse ano, cinco alunos do colégio ficaram entre os sete primeiros lugares em dois concursos literários, além de uma menção honrosa: Lucas Cauã dos Santos Alves (1º Lugar Na Categoria Juvenil I), João Paulo Maia de Gouveia (5º lugar na Menção Honrosa na Categoria Juvenil I), Edenilson Fernades de Oliveira (2º lugar na Categoria Juvenil), Jennifer da Silva Ribeiro (7º lugar na Categoria Infantil I) e Gabriel Ribeiro da Silva (3º lugar InfantoJuvenil). Os estudantes produziram texto com o tema “Natal”, com ilustração, e “Estrela Cadente”, sem ilustração.

HAICAI – O haicai ou haiku é uma técnica poética originada no Japão que tem como característica a simplicidade dos versos. Os poemas não necessitam de título, são compostos por 17 sílabas que representam o presente e fazem referência à natureza e a um evento particular, podendo ser acompanhado por uma ilustração ou não.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.