Eventos

18/12/2018

Alunos desenvolvem soluções para cooperativa agrícola

O Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria Lydia Cescato Bomtempo, escola técnica estadual, localizada no município de Assaí/PR, promoveu o Hackathon Cocamar&CEEP Assaí, nos dias 07, 08 e 09 de dezembro. O evento destacou-se por ser a primeira edição de um Hackathon realizado por uma cooperativa agroindustrial e o primeiro em uma instituição pública de ensino médio profissionalizante.

O objetivo da maratona foi de desenvolver projetos para o processo produtivo da unidade de recebimento de grãos da Cocamar em Assaí. Na maratona, os alunos do CEEP desenvolveram as soluções sob a orientação dos mentores do evento, sendo estes os professores da instituição, colaboradores da COCAMAR e profissionais dos setores relacionados. A maioria dos desafios propostos são problemas comuns nas unidades das cooperativas, relacionados com o controle do fluxo e o transporte dos grãos, o acúmulo e a exaustão dos resíduos no processo.

A primeira colocação no evento ficou com a equipe Acsor, que desenvolveu o projeto de uma movimentadora mecânica automatizada para a caixa de resíduos da unidade, o sistema eletromecânico atuará auxiliando na limpeza da caixa e prevenindo que as impurezas fiquem acumuladas nas saídas. A segunda colocação foi da equipe Agromec Solution, que desenvolveu um projeto de sistema de sucção e exaustão dos resíduos nas esteiras transportadoras. A terceira colocação foi da equipe Vacuum, com um projeto inovador para o transporte dos grãos na unidade por meio de uma tubulação a vácuo.

As equipes que conquistarem as três primeiras posições visitarão toda a estrutura do sistema FIEP de Inovação e todos os integrantes das três equipes ganharão um curso de liderança de projetos Yellow Belt Six-Sigma.

O evento é uma iniciativa para a qualificação profissional dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento em uma perspectiva de inovação e empreendedorismo, além de promover a articulação com o setor produtivo da região. Vale ressaltar que a instituição de ensino vem destacando-se pelo foco em empreendedorismo, conquistando em 2018 o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora em nível estadual, resultado de um trabalho de integração de todos os alunos. A instituição oferta duas modalidades de cursos técnicos, Integrado e Subsequente ao ensino médio, sendo quatro cursos: Agronegócio, Edificações, Eletroeletrônica e Mecânica.

O Hackathon é organizado com apoio da Cocamar, SEBRAE, BrasilNet, Smart Value Investment, FIEP e o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.