Ensino

20/12/2018

Educação lança e-book sobre sustentabilidade nas escolas

A Secretaria de Estado da Educação lançou nesta quinta-feira (20), em Curitiba, o e-book “Educação Ambiental rumo à Escola Sustentável”, que traz estudos das legislações Estadual e Federal relacionadas à educação ambiental. O material poderá ser utilizado por diretores, professores e alunos para fortalecer as discussões relacionadas à sustentabilidade no ambiente escolar.

Escrito por professores da rede estadual de ensino, do ensino superior e pesquisadores da área da educação ambiental, o livro digital foi organizado por técnicos da equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação.

De acordo com a secretaria estadual da Educação, Lucia Cortez, a construção de uma sociedade sustentável é um desafio contemporâneo e não há lugar melhor para reforçar o estudo e o debate das legislações atuais do que na escola. “Com esse novo material os professores terão uma nova ferramenta para subsidiar o trabalho pedagógico com os alunos e, assim, construir um pensamento voltado para a sustentabilidade na escola e na comunidade”.

O livro aborda questões centrais das diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental da Política Estadual de Educação Ambiental (Lei 17.505/2013) e na deliberação do Conselho Estadual de Educação sobre a educação ambiental na escola (04/2013). O material também tem como objetivo enfatizar a transição das instituições de ensino para espaços educadores sustentáveis, ou seja, escolas que trabalham questões socioambientais no currículo, espaço físico e na gestão.

“O livro vai provocar o debate da transformação da escola em um espaço que busca a discussão de questões socioambientais e a formação de um novo pensamento sustentável”, destacou Denise Estorilho Baganha, uma das organizadoras do estudo.

A Secretaria de Estado da Educação já possui dois cadernos temáticos relacionados à educação ambiental publicados em 2008 e 2010. “Esse novo caderno temático traz discussões sobre as legislações atuais e auxiliará os professores e gestores a pensar em como transformar a escola em um espaço educador sustentável em que as questões socioambientais façam parte do cotidiano escolar”, explicou uma das organizadoras Rosilaine Durigan Mortella.

Além de Denise e Rosilaine, também fizeram parte da organização do caderno temático as professoras Maria Arlete Rosa e Eliane do Rocio Vieira.

E-BOOK - A versão online foi elaborada pela Secretaria da Educação em parceria com a Universidade Tuiti. O livro será enviado aos funcionários da rede estadual de ensino via e-mail, redes sociais e site da pasta, além das plataformas digitais da Tuiti e das universidades parcerias do projeto.

Clique AQUI para acessar o e-book.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.