Institucional

21/12/2018

Secretaria adere ao Programa Escola do Adolescente

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná aderiu, em 20 de dezembro de 2018, ao programa lançado pelo Ministério da Educação (MEC) chamado Escola do Adolescente (PEA).

O programa tem objetivo de fornecer às escolas de Ensino Fundamental – Anos Finais, instrumentos e estratégias de escuta do adolescente, nas suas características e interesses, por meio de formação, aproximando a sua relação com a escola.

Segundo a Secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Smole. "Quando se tem uma aula diferenciada que gera engajamento, que faça os adolescentes pensarem a escola, que saia da aula tradicional do modelo de que o professor fala e o aluno escuta, ocorre uma mudança na percepção dos adolescentes sobre essa escola”.

As escolas públicas que ofertam os anos finais do Ensino Fundamental e ensejarem participar do PEA, poderão aderir até 21 de janeiro de 2019, na plataforma do programa: adolescente.mec.gov.br.

A plataforma apoiará a gestão das escolas na elaboração e implementação de um plano de ação para uma escola mais conectada com o adolescente. Será fornecido um diagnóstico detalhado que considera a análise histórica de avanços e/ou retrocessos da escola no Ideb, proficiência e fluxo escolar.

Para complementar o diagnóstico, a plataforma fornecerá ainda instrumentos para realização de avaliações diagnósticas em língua portuguesa e matemática junto aos estudantes dos anos finais. Também estarão disponíveis ferramentas de escuta da percepção que os estudantes têm sobre o ambiente escolar e uma área de compartilhamento de boas práticas.

Todo o processo será mediado e acompanhado por uma plataforma digital, em que as redes de ensino, no ambiente virtual de aprendizagem do MEC, poderão customizar os cursos e adequá-los ao diagnóstico e à expectativa da rede.

Fonte: MEC
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.