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25/01/2019

Educação promove 24 horas de oficinas para diretores em Faxinal do Céu

A Secretaria de Estado da Educação encerrou nessa sexta-feira (25), em Pinhão (no Centro-Sul), a segunda etapa do Seminário para Diretores – Aprendizagem em Foco 2019, que começou no dia 22. Foram quatro dias de muito trabalho e troca de experiências: ao todo, mais de 30 horas de cursos, entre oficinas temáticas, palestras e mesas redondas com foco na liderança dos diretores e no aprendizado dos alunos.

Mais de 1,2 mil servidores de 17 Núcleos Regionais de Educação participaram das oficinas de avaliação (diagnóstico e plano de ação), liderança, hora atividade, tecnologia e inovação, e gestão de sala de aula e das Ouvidorias setoriais, uma novidade criada pela pasta para ouvir as demandas dos diretores.

“Conversamos com os diretores sobre como aperfeiçoar a gestão da sala de aula, como tornar a hora atividade melhor e mais produtiva para o professor. Foram momentos de muito diálogo, com foco em estratégias pedagógicas para aumentar o aprendizado em nossas escolas. Entendemos que existem muitas demandas, mas temos que nos concentrar no aprendizado do aluno, e para isso o diretor tem que saber que ele é o líder da escola e que deve se preocupar com o pedagógico”, ressaltou o secretário da Educação, Renato Feder.

De acordo com Feder, outro ponto alto do evento foi a oportunidade que a secretaria teve de escutar as demandas dos diretores. Esse momento de escuta aconteceu durante as sessões de ouvidoria, quando os diretores puderam falar compartilhar suas preocupações.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS E ALINHAMENTO PEDAGÓGICO - Durante o seminário também foram prestadas homenagens para as escolas estaduais das 17 regionais com as melhores notas e maior crescimento no Ideb. As celebrações contaram com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do vice-governador Darci Piana. Depois, os diretores das escolas homenageadas compartilharam as práticas que implementaram para alcançar esses resultados com os colegas em mesas redondas.

Prática de avaliação e diagnóstico, acompanhamento pedagógico, uso dos indicadores educacionais para tomada de decisão são questões que também foram trabalhadas nas duas primeiras etapas do seminário.

"Compartilhamos boas práticas, mas também fizemos direcionamentos importantes para o início do ano letivo. Foram momentos de muito aprendizado e de muita troca de experiências em que eles perceberam a linha pedagógica e de gestão da Secretaria de Educação. Foi importante também para os diretores perceberem que fazem parte de uma rede, porque a Secretaria da Educação é formada pelo conjunto dessas escolas e esse conjunto só vai bem se um apoiar o outro”, disse o superintendente da Educação, Raph Gomes Alves.
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