Ensino

07/02/2019

Educação garante permanência de pedagogos nas escolas todos os dias da semana

O secretário da Educação do Paraná, Renato Feder, e equipe gestora da secretaria se reuniram nessa semana com representantes dos pedagogos atuantes na rede estadual de ensino para discutir as demandas dos profissionais e expor o plano de trabalho da secretaria para o fortalecimento da gestão pedagógica das escolas.

Entre os projetos a serem desenvolvidos pela secretaria ao longo do ano letivo estão a implementação de formação mensal conjunta para diretores e pedagogos; estudo para redefinição das atividades realizadas pelos pedagogos nas escolas, visando reduzir as atividades burocráticas e privilegiar o apoio pedagógico aos professores; e integração dos sistemas gerenciais e online da secretaria, de forma a evitar a replicação de atividades e proporcionar maior automatização de relatórios gerenciais, facilitando o trabalho dos pedagogos junto aos professores.

"A Secretaria da Educação do Paraná entende que o pedagogo exerce um papel fundamental, ao lado do diretor, de auxílio na formação e apoio pedagógico aos professores. Por isso parte do nosso plano de trabalho envolve a solução de situações que afastam o pedagogo da sua função pedagógica essencial", explicou o secretário da Educação, Renato Feder.

CARGA HORÁRIA - Outra pauta discutida no encontro foi a redefinição da carga horária dos pedagogos. De acordo com a orientação atual, esse profissional atua 20 horas-relógio por semana, de modo a estar presente todos os dias nas escolas por um turno completo. A categoria propõe a atuação de 20 horas-aula.

A Secretaria de Educação avaliou a proposta, no entanto, verificou-se que qualquer alteração na carga horária significaria, hoje, deixar cerca de 700 escolas sem a assistência de um pedagogo em um dia da semana, prejudicando o fortalecimento da gestão pedagógica.

O entendimento da pasta é de que a permanência dos pedagogos nas escolas todos os dias é essencial para o bom desenvolvimento de todo o trabalho e gestão pedagógica.

O momento de acolhida e escuta dos pedagogos na secretaria e nos Núcleos Regionais de Educação reforça o compromisso da pasta em manter o diálogo para viabilizar o aperfeiçoamento da atuação dos pedagogos.
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