Institucional

07/05/2019

“Nossa Escola”: Educação lança pesquisa para avaliar clima nas escolas do Estado

Estudantes, profissionais e familiares de alunos da rede estadual de educação vão ter a oportunidade de apontar qual seu nível de satisfação em relação ao ambiente escolar e o que precisa ser melhorado nas instituições de ensino do Estado. É que a Secretaria do Estado da Educação (SEED) lança, nesta segunda-feira (6), a Pesquisa Nossa Escola, com o objetivo de levantar informações sobre as mais de 2 mil escolas estaduais do Paraná. A pesquisa pode ser respondida até o dia 19 de maio.

O levantamento tem como alvo três públicos: alunos, familiares e funcionários da Educação (professores, pedagogos e agentes educacionais), e é composta por afirmações. O participante deve apontar se concorda totalmente, concorda parcialmente, discorda parcialmente ou discorda totalmente de cada frase. Apesar de as assertivas abordarem temas semelhantes, como acolhimento, aprendizado, dedicação e infraestrutura, elas variam conforme o público, para que seja feito um recorte mais aprofundado de cada situação.


A ideia é, com as respostas, criar indicadores de satisfação do ambiente escolar, com atualização semestral. Assim, a equipe da SEED conseguirá enxergar que pontos precisam ser aprimorados na escola, bem como quais instrumentos podem ser disponibilizados aos profissionais para atingir essa melhora.

PARTICIPAÇÃO – Para que os resultados se aproximem o máximo possível da realidade, quanto mais pessoas responderem, melhor. A pesquisa será feita por meio de formulário online, com link enviado por e-mail, SMS e WhatsApp. As respostas são anônimas, havendo apenas a identificação da escola.

O diferencial da Pesquisa Nossa Escola é que, além de estudantes e profissionais da Educação, familiares poderão dar sua opinião sobre o ambiente escolar paranaense. Não há limite de participação de familiares de alunos – podem responder aqueles que, de alguma forma, acompanham a vida escola das crianças e adolescentes.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.