Eventos

07/05/2019

Educação promove evento de programação aberto à comunidade

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte promove, nessa sexta-feira (10), a terceira edição do Scratch Day. Aberto a estudantes, educadores e à comunidade em geral, o evento tem como objetivo desmistificar a programação e estimular a aprendizagem criativa.

Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, da sigla em inglês), o Scratch é um software gratuito de programação em blocos, com versões on-line e off-line. O programa, recomendado a pessoas com 8 anos de idade ou mais, possibilita a criação de atividades como jogos, animações e histórias interativas. Não é preciso ter conhecimento prévio de outras linguagens de programação para trabalhar com o Scratch.

SCRATCH DAY - Em um laboratório de informática, os participantes poderão programar utilizando o Scratch, enquanto em outra sala o foco vai ser a robótica, desenvolvida de forma lúdica por meio de softwares intuitivos inspirados no Scratch. Ainda, uma sala desplugada terá como objetivo trabalhar o pensamento computacional dos participantes para além do computador, lançando mão de atividades como jogos de estratégia, desafios e problemas de geometria.

“A expectativa é de que 300 pessoas participem. A ideia é que aqueles que passarem pelo Seed Lab se sintam tocados pelas metodologias ativas e possam levar isso a suas escolas, colegas e familiares”, diz Ailton Lopes, técnico pedagógico do Seed Lab, projeto desenvolvido pelo Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE) da SEED.

Os docentes que não conseguirem comparecer ao evento do dia 10 podem organizar um Scratch Day em sua escola ou Núcleo Regional de Educação (NRE) do qual faz parte, sendo necessário o registro do evento no site http://day.scratch.mit.edu. Na página do Scratch Day Seed-PR, há explicações, dicas e materiais de apoio. Os profissionais da Educação também podem pedir auxílio aos assessores de tecnologia dos NREs.

TODO MUNDO PODE PROGRAMAR - Lopes explica que a programação por blocos é bastante intuitiva, já que a lógica seguida é a do encaixe, e as formas possuem cores e ações diferentes.

Segundo Lopes, o software foi desenvolvido não com o intuito de formar programadores, mas de demonstrar que qualquer pessoa é capaz de programar. No campo da educação, o Scratch pode ser um aliado na aplicação de metodologias ativas.

“A programação é uma ferramenta poderosa, e traz uma série de vantagens para o estudante, como raciocínio lógico, criatividade, tomada de decisões e trabalho em grupo. Os alunos querem se sentir mais ativos no projeto de aprendizagem, e por meio da programação é possível construir o aprendizado junto com o professor”, afirma.

Como o Scratch foi lançado em maio de 2007, o MIT estimula a realização de atividades ligadas ao software durante seu mês de aniversário – o que não significa que a utilização do programa por educadores esteja restrita a esse período do ano.

SERVIÇO - O Scratch Day 2019 ocorre no dia 10 de maio, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. Qualquer interessado pode participar, desde que se inscreva até quarta-feira (8).

Estudantes avulsos e demais interessados devem preencher o Formulário de Visitantes e encaminhar para o Seed Lab pelo e-mail seedlab@escola.pr.gov.br.

Professores que desejam levar seus alunos para as atividades devem enviar o Formulário Escola preenchido para o mesmo endereço eletrônico.

Endereço: Rua Salvador Ferrante, 1651 – Boqueirão – Curitiba.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.