Ensino

12/06/2019

Projeto associa super-heróis à Matemática e estimula aprendizagem criativa

O super-heróis deram as caras no Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, em Curitiba. Engana-se, porém, quem pensa que os personagens estiveram na escola para promover algum filme ou um novo gibi. Eles apareceram nas atividades do “Matemática dos Super-Heróis”, projeto aplicado aos estudantes do sexto ano da instituição. O objetivo foi estimular a aprendizagem criativa das crianças e mostrar que a disciplina, temida por muitos, pode, sim, ser divertida.

A ideia da proposta era trabalhar de forma lúdica e prazerosa o conteúdo abordado na matéria durante o primeiro trimestre de 2019, de acordo com o planejamento da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) para a série em questão. Chegou-se ao tema por meio de votação entre os alunos do sexto ano, que foram desafiados a construir um boneco em papel, lançando mão da técnica do paper toy. Supervisionados por um professor, os estudantes foram responsáveis por todas as etapas da do exercício proposto, da pesquisa e planejamento até a montagem final.

A diretora do Instituto de Educação, Ana Paul Pacheco, explica que cada aluno escolheu seu super-herói favorito para pesquisar e, depois, confeccionar o desenho em papel milimetrado, transformando-os em formas geométricas. Com a atividade, eles puderam revisar pontos como medidas, polígonos, formas e operações matemáticas.

“Entendemos a importância de todas as disciplinas, mas também sabemos do esforço da SEED para que os estudantes tenham uma base sólida em Português e Matemática. E nesses trabalhos com metodologias ativas os alunos conseguem aprender conceitos matemáticos, desenvolver seu potencial criativo e, mais importante ainda, gostar da Matemática”, opina a educadora.

AVALIAÇÃO – Para avaliar o trabalho desenvolvido pelos alunos no projeto “Matemática dos Super-Heróis”, foram levados em conta critérios como escolha e pesquisa de cada personagem, transformação do personagem em formas geométricas, escolha das figuras, simetria, transformação das figuras planas em não planas, montagem, entre outros.

Também foi montada uma exposição e apresentação sobre os trabalhos, que os pais e familiares dos estudantes do colégio puderam conferir na última quinta-feira, após a entrega dos boletins do trimestre.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.