Ensino

07/08/2019

CEEBJA Paulo Freire oferta curso gratuito de Libras para comunidade escolar

A partir da próxima terça-feira, 13, o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Paulo Freire, em Curitiba, oferece curso gratuito de Libras voltado para alunos, professores e funcionários da instituição. O objetivo é capacitar a comunidade escolar e qualificar ainda mais a interação com os alunos com necessidades especiais.

O curso presencial terá carga horária total de 20 horas e as aulas acontecem sempre às terças-feiras, das 18h30 às 20h. As aulas encerram dia 26 de novembro.

A diretora do CEEBJA, Lice Helena Ferreira, diz que a proposta inicial é capacitar a comunidade interna, mas que dependendo da procura de outros interessados, novas turmas podem ser abertas.

“Nesse primeiro momento estamos ofertando o curso para quem está aqui dentro e convive com os alunos especiais. Se a procura for grande, temos capacidade para abrir novas turmas e atender a demanda", explica Lice.

Para participar, o interessado deve comparecer à secretaria da instituição de ensino, que fica no bairro Rebouças, com o documento de identificação e fazer a matrícula.

INCLUSÃO – Na rede estadual de ensino, os alunos surdos também têm à disposição Salas de Recursos Multifuncionais - Surdez. É um Atendimento Educacional Especializado (AEE), feito no contraturno, com reforço da aprendizagem de Libras e de Língua Portuguesa para complementar a escolarização.No Paraná, existem cerca de 86 salas deste tipo, que atendem no máximo 10 estudantes surdos por período.

O Estado mantém, ainda, três escolas bilíngues (Libras – Português) instaladas em Curitiba e Londrina, com aulas voltadas exclusivamente para estudantes surdos, ministradas em Libras por professores que também são surdos ou professores ouvintes que dominam a língua de sinais.

PROFESSORES CAPACITADOS – Os professores que desejam fazer a capacitação em Libras podem procurar ainda um dos dois Centros de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná (CAS), localizados em Curitiba e em Guarapuava, na Região Central do Estado.

Os CAS oferecem cursos de formação de intérpretes, exames de proficiência e Libras, pesquisas sobre a área, produção e disponibilização de materiais didáticos que promovem a inclusão social e educacional da comunidade surda.

SERVIÇO
Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos – CEEBJA Paulo Freire
Endereço: Rua Brigadeiro Franco, 2532 - Rebouças, Curitiba-PR
Telefone: (41) 3332-4644
Horário de atendimento: 9h às 17h
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.