Ensino

04/10/2019

Educação inova e disponibiliza ferramenta online para matrículas

As matrículas para 2020 nas escolas estaduais do Paraná vêm com novidade. Para os alunos de continuidade e também aos jovens que ingressarão no sexto ano do Ensino Fundamental ou na primeira série do Ensino Médio, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) vai disponibilizar ferramenta online para a confirmação ou escolha da vaga. As matrículas online começam em 21 de outubro e vão até 1º de novembro.

A funcionalidade será incorporada a Área do Aluno, plataforma da Seed onde os responsáveis já podem consultar o boletim escolar e solicitar o histórico do estudante. Por se tratar de um site responsivo, pode ser acessado também pelo celular. É importante ressaltar que a realização da matrícula de forma online é opcional.

O secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, explica que a matrícula online foi pensada de forma a facilitar a vida dos pais e responsáveis pelos alunos da rede estadual do Paraná. Além disso, a ferramenta reflete um dos objetivos da atual gestão da pasta, de inserir a tecnologia cada vez mais no cotidiano do estudante paranaense.

"É uma opção a mais que os pais e responsáveis têm para fazer a matrícula dos estudantes de uma forma mais rápida, sem necessidade de ir até a escola. Além disso, permite que se indique até três escolas como opções viáveis para a matrícula. É uma inovação do Governo do Paraná que vai facilitar bastante o processo de matrícula", explica Feder, ressaltando, no entanto, que quem preferir realizar a matrícula diretamente na escola, presencialmente, poderá fazer dessa forma.

PASSO A PASSO – Para os jovens já matriculados nas escolas estaduais e que apenas desejam dar continuidade aos estudos na rede pública, o responsável deverá acessar a ferramenta e confirmar a vaga na instituição de ensino em que o estudante já está matriculado. Se os pais ou responsável desejar tentar uma vaga em outra instituição de ensino, pode indicar até três escolas e aguardar o resultado da solicitação, que será divulgado no início de dezembro.

Já para realizar a matrícula online dos estudantes ingressantes, provenientes do quinto e nono anos das redes municipal e estadual de ensino e que irão ingressar no 6º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio, o pais ou responsável deve acessar o sistema e confirmar a matrícula na instituição de ensino sugerida pela Seed conforme georreferenciamento (ou seja, a escola mais próxima do endereço residencial).

Caso haja preferência por uma escola diferente da sugerida pela Seed, o pai ou responsável pode indicar até três instituições em que desejem tentar uma vaga e aguardar o resultado da solicitação.

É o responsável pelo estudante, ou o estudante maior de 18 anos, que deve acessar a plataforma, após fornecer CPF e número de celular, para o qual será enviado um código de validação via SMS. Uma vez com acesso à Área do Aluno, o responsável deve clicar em “Matrícula Online”, no menu lateral da página, para dar continuidade ao processo.

RESULTADOS – A partir do dia 1° de dezembro estará disponível no sistema o resultado do atendimento da escolha da escola de preferência. Caso o aluno não consiga a vaga na instituição de ensino de preferência terá a vaga garantida na instituição de ensino estadual onde está matriculado ou na instituição indicada pela Seed.

ETAPA PRESENCIAL – A última etapa é presencial e consiste na entrega dos documentos necessários para efetivar a matrícula. Ela ocorre em janeiro, de acordo com o calendário estipulado por cada escola. 

Os documentos são: certidão de nascimento, certidão de casamento ou RG; comprovante de residência e fatura da concessionária de energia atualizada; histórico escolar ou declaração de escolaridade da escola de origem ou declaração de escolaridade emitida pelo Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere); declaração de vacinação.

FORA DA REDE – Os alunos que queiram ingressar na rede estadual e que atualmente estão matriculados em instituições de ensino municipais ou privadas que utilizam o Sistema Estadual de Registro Escolar - SERE também poderão solicitar vagas pelo processo Online, desde que efetivem os procedimentos de cadastro no sistema.

Os alunos que buscam uma vaga na rede estadual, provenientes de outros estados ou de instituições privadas que não utilizam o Sistema SERE, poderão comparecer presencialmente em uma instituição de ensino estadual para solicitar inserção no Cadastro de Espera de Vaga Escolar.

MATRÍCULAS PRESENCIAIS – A Matrícula Online é mais uma opção para os pais ou responsáveis, mas não é a única forma de efetuar a matrícula. Para quem preferir realizar pessoalmente, é simples também:

- Para os jovens já matriculados nas escolas estaduais: o pai ou responsável deve ir até a escola com a declaração de vacina e o comprovante de residência 

- Para jovens do 5º ano ano matriculados em escolas municipais:
o responsável receberá, na escola municipal, a indicação de qual escola o aluno deverá ser matriculado. Se os pais preferirem uma escola estadual diferente da indicada pela Secretaria de Educação, eles devem ir até a instituição de sua preferência e fazer o cadastro na fila de espera. Em ambos os casos precisam levar: originais e cópias de RG, certidão de nascimento, comprovante de residência e declaração de vacinação

- Para alunos da rede estadual que querem mudar de escola: o responsável deve ir até a instituição em que gostaria de tentar vaga e fazer o cadastro na fila de espera. Nesse caso, é necessário levar: originais e cópias de RG, certidão de nascimento, comprovante de residência e declaração de vacina
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.