Ensino

10/10/2019

Escolas do NRE de Ponta Grossa promovem intercâmbio de práticas pedagógicas

Com o objetivo de multiplicar boas práticas realizadas nas instituições de ensino, dois colégios do Núcleo Regional de Ponta Grossa, que vivem realidades diferentes, decidiram promover um intercâmbio de ações. E essa quarta-feira (9) marcou o início dessa troca de experiências entre o Colégio Estadual do Campo Eurides Martins, que fica em Piraí do Sul, e o Colégio Estadual Polivalente, na região central de Ponta Grossa.

Estudantes da escola do campo estiveram no colégio de Ponta Grossa para apresentar o projeto Ser Girassol. A ideia surgiu ao pensar em como os girassóis se comportam em dias nublados. Os alunos ficam frente a frente a fim de promover trocar de conhecimento, com o auxílio de um professor mediador.  Na próxima semana, estudantes do Polivalente irão até Piraí do Sul para apresentar o projeto Poli Pede Paz.

A iniciativa do intercâmbio foi coordenada pelas equipes gestoras dos colégios e pela tutora pedagógica Lorena Ribeiro Rocha, do NRE de Ponta Grossa. Ela disse que ao acompanhar as práticas das escolas, sentiu a necessidade de compartilhá-las. Como os diretores e alunos não se conheciam, ela foi a responsável por fazer a mediação. Segundo ela, a ação foi um grande marco em sua trajetória profissional.

“[Ao observar os alunos e equipes interagindo] Lembrei da professora que me alfabetizou, lembrei de todos os professores e pedagogos que passaram pela minha vida, lembrei de todos os meus colegas do NRE Ponta Grossa. Nisso, reforcei uma certeza que carrego desde a infância: a educação tem um poder de transformar. Para mim, é incrível poder fazer parte de todo este processo”, afirma.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.