Matricular-se em cursos de idiomas do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas

O que é

O Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) oferece ensino de idiomas, extracurricular e gratuito, nos colégios estaduais do Paraná. São nove línguas estrangeiras - alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, mandarim, polonês e ucraniano -, além dos cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas).

Quem pode se matricular

Estudantes, professores e funcionários da rede pública estadual, e a comunidade em geral.

Cada público tem um percentual de vagas disponível:

  • 70% para estudantes
  • 10% para professores e funcionários
  • 20% para a comunidade

Onde se matricular

Tanto a inscrição quanto as aulas são nos colégios estaduais.

Como se matricular

Visite o site do Celem para localizar a escola que oferece curso no idioma de seu interesse e entre em contato com a instituição.

As matrículas são anuais e devem ser feitas de acordo com o cronograma de cada colégio. As aulas começam junto com o ano letivo escolar.

Os cursos do Celem têm quatro horas-aula semanais, distribuídas nos turnos regulares (manhã, tarde ou noite), de acordo com a opção da escola e de maneira a proporcionar o melhor atendimento aos interessados.

Prazo

Cada curso do Celem tem duração de um ano, com carga horária de 160 horas aula. São três níveis: Língua Estrangeira Moderna I, II e III.

Os cursos de PFOL e Libras também tem um ano de duração.

O que diz a lei

A oferta dos cursos do Celem é regulamentada pela Resolução 1.709/2018 da Secretaria da Educação e do Esporte.

Os critérios para implantação, funcionamento e atribuições para os profissionais são definidos na Instrução nº 24/2017 da SUED/SEED.