Secretaria da Educação

Missão/Objetivos

A Secretaria de Estado da Educação tem por objetivo a definição e a execução da política governamental no setor de educação básica e de educação profissional, visando à melhoria das condições de vida da população.

Compete à Secretaria adequar a oferta à demanda por escolaridade básica de forma prioritária e por escolaridade profissional, de acordo com a política governamental, de maneira autônoma ou em cooperação com os municípios, primando-se pela qualidade dos resultados.

 

Secretário Renato Feder

Renato Feder
Secretário

Secretário de Estado

 

Renato Feder, 43 anos, nasceu em São Paulo (SP), é mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É secretário da Educação do Paraná, onde comanda a Educação para mais de 1,07 milhão de alunos e gerencia cerca de 90 mil servidores. Na Educação Pública atuou também como assessor especial da Secretaria de Estado de São Paulo.

Renato foi professor, gestor de escolas e diretor por mais de dez anos, atuando desde a Educação Básica até a Educação de Jovens e Adultos. Feder também esteve à frente das aulas de Economia na Universidade Mackenzie, onde adquiriu vasta experiência com o Ensino Superior.

Se dedicou também em experiências internacionais na Educação, tendo visitado e se aprofundado no funcionamento e gestão de escolas e sistemas educacionais de países como China, Coreia do Sul, Japão, Canadá, Israel, Finlândia e EUA.

No setor privado, Feder consagrou-se como gestor na posição de proprietário da Multilaser. Atualmente, faz parte do Conselho de Administração da empresa. Transformou a empresa familiar em uma das gigantes do setor de tecnologia no Brasil, com faturamento de anual R$ 3 bilhões e mais de quatro mil funcionários.

Nos últimos anos aliou o seu poder de gestão e decisão à grande paixão pela educação, com a vasta experiência como professor e o faro para tecnologia,  e modernizou a Educação do Paraná. Em menos de um ano implementou projetos revolucionários no estado, como o moderno sistema de chamada on-line, para reduzir a evasão e envolver ainda mais a família na Educação dos mais jovens. A implementação do Prova Paraná também foi destaque em todo Brasil, sendo capaz de aferir a evolução da aprendizagem dos mais de 1 milhão de alunos a cada dois meses.

Renato Feder notabilizou-se por criar o Aula Paraná, o mais completo sistema de ensino à distância do Brasil para enfrentamento da pandemia do Covid-19. Implementado em tempo recorde de 15 dias, o sistema contempla três canais de TV aberta, um aplicativo com mais de 1 milhão de downloads e aulas virtuais pelo Google Classroom e Google Meet, tudo com internet gratuita aos 1,07 milhão de estudantes e cerca de 90 mil profissionais da educação.

Como secretário da Educação Renato também introduziu no currículo do Paraná o que há de mais moderno no mercado: aulas de programação de computador, empreendedorismo e educação financeira, permitindo que milhares de jovens saíssem da educação básica direto para o mercado de trabalho.


Chefe de Gabinete

Silvana Avelar de Almeida Kaplum

Secretário de Gabinete

Alex Assis – (41) 3340-1701

Assessoria Técnica

Jean Pierre Geremias de Jesus Neto


Endereço

Secretaria de Estado da Educação e do Esporte

Av. Água Verde, 2.140 - Vila Isabel - CEP: 80.240-900, Curitiba - PR
Telefones: (41) 3340-1500 e 3340-5644 (fax)

Acesse a lista dos antigos Secretários da Educação.