Matific
O que é
A Matific é uma plataforma educacional gamificada on-line da disciplina de matemática que disponibiliza jogos aliando conhecimento e games. É projetada e implementada por especialistas para o ensino da matemática, não apenas para impulsionar o sucesso do estudante a curto prazo, mas também, concretizar as bases acadêmicas que possibilitem a aplicação do saber de forma contextualizada.
Objetivo
- Transformar a matemática em uma jornada empolgante, lúdica e intelectual;
- Revelar o poder da matemática como a arte de descobrir verdades universais e aplicá-las a cenários reais ou fictícios;
- Desenvolver no estudante o senso de percepção da sua capacidade na resolução de problemas;
- Instigar o pensamento crítico e a perseverança a partir de experiências matemáticas com o uso de jogos.
Público-alvo
Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino.
Quem pode acessar
- Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II;
- Professores de matemática supridos em turmas de 6º ano;
- Professores supridos no Programa Mais Aprendizagem (PMA), bem como os estudantes atendidos por esta demanda;
- Professores supridos na Sala de Recurso Multifuncional (SRM) e Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh), bem como os estudantes atendidos por esta demanda.
Como acessar
- Os professores e estudantes do 6º ano devem logar-se em seu e-mail @escola, acessar www.matific.com e clicar no botão "Acesse com o Paraná". Os estudantes podem acessar também pelo aplicativo Matific, no entanto não são todos os dispositivos que suportam sua aplicação.
- Os professores que atuam no Programa Mais Aprendizagem e nas Salas de Recursos Multifuncionais devem logar-se em seu e-mail @escola, acessar www.matific.com e clicar no botão "Acesse com o Google".
- Os estudantes que participam do Programa Mais Aprendizagem e das Salas de Recursos Multifuncionais receberão de seus professores um link de acesso a plataforma Matific.
Histórico do uso da plataforma Matific na Seed-PR
Na Rede Estadual de Ensino a Matific está ativa desde 2019, tendo seu início com algumas escolas pilotos. No ano de 2020 e 2021, a licença de uso era disponibilizada ao professor de matemática para a montagem de turmas. Em 2022, a licença de uso foi então direcionada aos estudantes do 6º ano, de forma direta e, indireta aos estudantes atendidos pelo Programa Mais Aprendizagem e Sala de Recurso Multifuncional, incluindo o atendimento hospitalar (Sareh) e domiciliar.