Novo Ensino Médio Paranaense

Retângulo amarelo. Ao meio, a inscrição Novo Ensino Médio Paranaense.

O Novo Ensino Médio, que começará a funcionar em 2022, terá algumas mudanças mais importantes.

1. Na primeira fase do ensino médio, todos os/as estudantes terão as mesmas matérias, e depois cada um escolherá o caminho que prefere seguir. Nesse segundo momento, cada estudante poderá estudar mais a fundo uma das quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza ou Ciências Humanas. Em lugar de uma dessas áreas, poderá escolher fazer um curso técnico profissionalizante.

2. Outra mudança tem a ver com o desenvolvimento de habilidades diferentes, relacionadas à parte física, mental, cultural, social e emocional de cada um. Nas aulas da disciplina Projeto de Vida (que existirá nos três anos do Ensino Médio), o/a estudante poderá focar em suas escolhas e projetos profissionais.

3. Por fim, no Novo Ensino Médio os alunos e as alunas devem estudar um total de 1.000 (mil) horas por ano - 200 (duzentas) horas a mais do que como é hoje. Dessa forma, o Ensino Médio passa a ter um total de 3 mil horas ao longo dos três anos, sendo 1.800 horas para a formação geral básica e 1.200 para as disciplinas de escolha do/a estudante.