Mensagem 2020

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) tem o papel de administrar a política educacional do Estado e, a partir de 2019, tornou-se também responsável pelas políticas e diretrizes do Estado para o esporte, lazer e qualidade de vida.

Com aproximadamente 100 mil servidores, atende diariamente mais de um milhão de estudantes em 2.132 escolas estaduais, distribuídas nos 399 municípios. Além disso, o Sistema Estadual de Ensino do Paraná conta com 5.212 escolas municipais e 2.182 escolas privadas, das quais 399 são instituições parceiras que ofertam a educação especial. Em 2020, após declarado estado de calamidade pública em decorrência da pandemia do Coronavírus, houve a migração de aproximadamente 15 mil estudantes para a rede estadual, a maioria oriunda da rede privada.

À SEED também estão vinculadas duas autarquias, a Paraná Esporte e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (FUNDEPAR), 32 Núcleos Regionais da Educação e do Esporte (NREs) e um órgão de regime especial, o Colégio Estadual do Paraná (CEP).

A Paraná Esporte realiza a implementação de ações de desenvolvimento, incentivo, fomento e inovação do esporte, nas perspectivas de formação, excelência esportiva e estímulo à prática continuada do esporte por toda a vida, sensibilizando as pessoas sobre a importância da prática do esporte, assegurando oportunidades e condições de acesso.

O FUNDEPAR assegura adequada infraestrutura escolar aos estabelecimentos da rede estadual, atuando nas áreas de alimentação escolar, transporte escolar, disponibilização de mobiliários e utensílios, repasse de recursos financeiros descentralizados às escolas, construção, ampliação e reparos dos prédios escolares.

Frente aos desafios diagnosticados no início da gestão, a SEED traçou objetivos estratégicos e desenhou políticas que norteiam o trabalho de toda a equipe para a gestão 2019-2022, sendo eles: a) ter o primeiro IDEB do Brasil no Ensino Médio e Anos Finais em 2021; b) tornar a escola mais atrativa, inclusiva e com altas expectativas; c) valorizar e reconhecer os profissionais da educação; d) fortalecer a colaboração com os municípios; e) ampliar a oferta e a taxa de conclusão de cursos técnicos e profissionalizantes; f) tornar a gestão, a infraestrutura e a logística mais eficientes; e g) oportunizar o acesso ao esporte e incentivar o desenvolvimento de atletas.

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Principais realizações

Grupo de Estudos Formadores em Ação - Lançado em 2020, é uma formação on-line que tem como essência a formação de professor para professor. Possui momentos síncronos, quando os professores formadores e os professores cursistas compartilham saberes e experiências, além de trabalhar as temáticas propostas nos roteiros de formação. Com o objetivo de trazer significado para a aprendizagem dos estudantes, busca integrar a utilização de metodologias ativas, ferramentas tecnológicas com o currículo escolar e com a prática pedagógica dos professores, principalmente nos momentos de implementação com os estudantes, quando o professor cursista utiliza os conhecimentos adquiridos na formação com os seus alunos, aprendendo na prática. Cada professor formador orienta um grupo de 12 a 20 professores cursistas, da mesma área de ensino, o que promove maior troca de saberes. Foram 515 turmas para 7.400 cursistas, das disciplinas de Biologia, Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e Química.

Sistema de Avaliação da Educação do Paraná (SAEP) - Compreende um conjunto de quatro avaliações, sendo três diagnósticas (Prova Paraná) e uma de desempenho (Prova Paraná Mais). A 1ª edição da Prova Paraná 2020, realizada em 18 de fevereiro nos 399 municípios, contemplou 837.030 estudantes da rede estadual e 96.362 da rede municipal, totalizando atendimento a 933.392 estudantes de ambas as redes. A avaliação foi composta por três disciplinas (Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática). Devido à pandemia, houve cessação na aplicação das edições seguintes. Durante o ano ocorreram devolutivas dos resultados da 1ª Edição, por meio de reuniões virtuais, webinários e boletins digitais, elaborados pela SEED para todos os NREs e escolas participantes.

Tutoria Pedagógica - Metodologia de formação continuada em serviço, voltada ao desenvolvimento dos profissionais que estão à frente da gestão escolar, tem como foco a organização das ações pedagógicas, para melhoria da aprendizagem dos estudantes, redução do abandono e da reprovação. Cerca de 90,0% das escolas da rede está contemplada. É desenvolvida por aproximadamente 300 técnicos pedagógicos dos NREs, contabilizando anualmente 19 mil atendimentos e mais de 80 mil horas de formação de pedagogos e diretores. O trabalho teve continuidade durante a pandemia, por meio de apoio às equipes gestoras nas ações de implementação das aulas não presenciais, interações on-line, webconferências e webinários, com o objetivo de acompanhar e instigar o acesso dos estudantes e professores às diferentes plataformas.

Reforço Escolar - Com o objetivo de atender estudantes com necessidades de reforço em conteúdos relacionados à leitura, escrita, interpretação e resolução de problemas, para que consigam acompanhar as aulas regulares com êxito, foram lançados: a) Programa Mais Aprendizagem - disponibiliza professores no contraturno, foi ofertado no período de aulas remotas por meio de exibição de aulas por canal aberto de TV, Canal do Professor, aulas síncronas, atividades no Classroom e materiais impressos (atendimento a cerca de 1.300 escolas e 20 mil estudantes); b) Programa Reforço Online - para estudantes do Ensino Médio, dispõe de uma plataforma de conteúdos com videoaulas, atividades e textos complementares (cerca de 90 mil estudantes contemplados, e capacitação para 6,5 mil professores); e c) Se Liga! É tempo de aprender mais - tem como objetivo desenvolver ações pedagógicas propositivas, pontuais e diversificadas, com foco em propiciar aos estudantes o desenvolvimento das aprendizagens essenciais (12.576 profissionais da educação formados).

Educa Juntos - Por meio de regime de colaboração entre Estado e municípios, tem o objetivo precípuo de promover educação de qualidade aos estudantes das redes públicas. O Programa tem como eixos estruturantes a oferta de formação continuada de professores e gestores municipais, e a produção de material de apoio didático e disponibilização de avaliações externas que, no seu conjunto, beneficiam cerca de 650 mil estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e 390 mil estudantes da Educação Infantil. Em 2020, houve aplicação da Prova Paraná, que contemplou 96 mil estudantes do 5º ano de 398 municípios; oferta de formação continuada sobre avaliação da aprendizagem para 828 professores formadores, 788 gestores e coordenadores municipais e para 74 técnicos da educação infantil e anos iniciais dos 32 NREs; e disponibilização do Livro Registro de Classe Online (LRCO) a escolas municipais de 237 municípios.

Granja Canguiri - Em 28 de julho, Dia do Agricultor, o governador assinou a transferência do imóvel, localizado em Pinhais, para a SEED, agora responsável pela implantação de projeto-piloto na unidade. O ato de transferência se deu no lançamento do Pense Agro, um hackathon on-line promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP), em parceria com o Governo Estadual, que envolveu estudantes e comunidade externa, com o objetivo de buscar soluções para o local e para as pequenas propriedades rurais. Foram executados reparos para transformar a Granja no novo Centro de Tecnologia e Pesquisa (CETEC), integrado ao Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia. Estão sendo realizados reparos emergenciais também em outros espaços do CEEP. Há proposta para oferta do Curso Técnico em Agronegócio integrado ao Ensino Médio, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), com foco na formação e desenvolvimento de competências alinhadas ao uso de tecnologias inovadoras na área do agronegócio. Como resultado do Pense Agro, foram escolhidos para execução no CETEC: i) o Projeto de Energia Solar, para tornar o espaço autossuficiente em energia; e ii) o Projeto de Reuso da Água da Chuva, para capacitação dos estudantes, comunidade, produtores e técnicos.

Programa de Fortalecimento da Educação Profissional na Região Oeste do Paraná - Por meio de convênio com a Itaipu Binacional, visa ampliar a oferta e a qualidade da educação profissional técnica de nível médio na Região Oeste do Paraná, por meio de cursos nas áreas do turismo, agronegócio e programação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região. Serão atendidas as microrregiões geográficas de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo. As ações previstas no projeto são: formação continuada de professores e equipe pedagógica; reformulação e atualização curricular dos cursos; aquisição de acervo bibliográfico, equipamentos e materiais para implementação dos cursos; e reformas e ampliações da infraestrutura nas instituições de ensino contempladas. São pilares do projeto o desenvolvimento sustentável e a oferta de língua inglesa, por meio de plataforma específica.

Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Com a reorganização da proposta da EJA, que deixou de ser organizada por disciplinas isoladas, de acordo com o Parecer Bicameral nº 231/2019, do Conselho Estadual de Educação (CEE/PR), passando a oferta de matrícula semestral num conjunto de disciplinas, no 1º semestre houve redução do abandono escolar em 50,0%, em relação a 2019, e elevação da taxa de aprovação na modalidade, que passou de 12,9% para 49,5%. Também está sendo reorganizada a proposta para o ensino semipresencial. No combate ao analfabetismo, está em construção projeto que atuará no letramento de Língua Portuguesa e Matemática, buscando parcerias com os municípios.

Educação Especial - Destacam-se as ações de formação aos professores, com o objetivo de discutir e compartilhar encaminhamentos metodológicos a serem aplicados durante o período de aulas não presenciais; oferta e monitoramento do atendimento educacional especializado para 33.611 estudantes que recebem atendimento em Salas de Recursos Multifuncionais (contraturno), por 2.846 professores, e mais 3.323 profissionais que atuam nos serviços ofertados no turno de escolarização; apoio técnico e financeiro para 399 instituições parceiras de atendimento educacional especializado, que atendem 38.800 estudantes. Para inclusão de estudantes cegos e de baixa visão na Prova Paraná, a SEED preparou 117 provas em Braile (não aplicadas devido à pandemia). Foram realizados estudos para a formalização de termos e acordos de cooperação com as instituições parceiras, no valor de aproximadamente R$ 893,0 milhões para o período de 18 meses.

Educação Integral - Neste Programa, a rotina da escola se organiza em nove aulas diárias para todas as turmas. Há dedicação exclusiva dos professores e equipe, com permanência de 40 horas semanais na instituição. Em 2020, houve atendimento de aproximadamente 14 mil estudantes em período integral (nove horas diárias); produção e postagem de aproximadamente 3.700 aulas remotas; oferta de 11 eventos de formação continuada para profissionais e estudantes, totalizando aproximadamente duas mil vagas; e está prevista expansão do Paraná Integral de 17 instituições em 2020 para 34 em 2021. A educação integral conta ainda com a ampliação de jornada escolar em turno complementar. Em 2020, foi ofertada jornada complementar de 15 horas semanais, atendendo a 330 estudantes; jornada complementar de quatro horas-aula semanais, com atendimento a 51.915 estudantes; e jornada complementar de duas horas-aula semanais, que compreende 10 horas semanais para a instituição. Nessa jornada é desenvolvido o Projeto Vôlei em Rede - Núcleos Paraná, sendo atendidos 1.560 estudantes por meio de Termo de Cooperação Técnica entre a SEED e o Instituto Compartilhar.

Canal do professor - Ferramenta on-line de formação continuada de professores, foi criado em maio de 2020 e conta com mais de 35 mil inscritos. As formações priorizam a participação dos profissionais da rede, que compartilham práticas pedagógicas exitosas do cotidiano escolar e dão ênfase à utilização de ferramentas tecnológicas que auxiliam na construção do conhecimento de maneira criativa, reflexiva e dinâmica, com participação ativa dos estudantes. Como ferramenta estruturada no cenário de educação remota, imposta pela pandemia, o Canal ganhou espaço e se tornou um dos principais recursos de formação continuada, com mais de 170 mil horas de exibição e um milhão de visualizações.

Capacitação em Artes - O Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro oferece cursos de formação continuada para os profissionais da educação; oficinas para os estudantes, nas modalidades presencial e on-line; e cursos livres para a comunidade nas áreas de Artes Visuais,

Dança, Música, Teatro, Arte Circense, Audiovisual, Cinema, Fotografia e Literatura, Eventos culturais, artísticos e pedagógicos. Também foram realizadas Mostras de Arte e o Te Encontro no Guido. Em 2020, devido ao contexto pandêmico, houve oferta de 16 cursos on-line. Também foi ofertado curso on-line de Formação em Arte a 1.332 alunos do curso de Formação de Docentes.

Estudo e Planejamento - Dias destinados ao estudo e planejamento no início de cada semestre que envolvem todos os profissionais da rede estadual (gestores, professores e agentes educacionais). São debatidos temas pertinentes à organização escolar, com o objetivo de aprimorar o ensino com foco na aprendizagem dos estudantes.

Escola Segura - Visando adoção de medidas preventivas de segurança para alunos, pais, profissionais e comunidade, no início de 2020 o programa foi ampliado em Foz do Iguaçu, Londrina e Região Metropolitana de Curitiba, totalizando 193 policiais, sendo 106 escolas e 100 mil alunos atendidos. Em outubro, com a volta das aulas extracurriculares presenciais em algumas escolas, a presença física dos policiais também foi retomada. Além do fortalecimento do programa, está prevista ampliação gradativa para outros municípios.

Escolas Cívico-Militares (Modelo Federal) - O Paraná aderiu ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. Serão sete Escolas Cívico-Militares no modelo federal, em Cascavel (02), Curitiba (01), Colombo (01), Londrina (01), Rolândia (01) e Foz do Iguaçu (01).

Colégios Cívico-Militares do Paraná - Em regime de cooperação entre SEED e SESP, o programa será implantado em instituições de ensino que optarem, por meio de consulta pública, pela adesão ao modelo. A indicação das escolas onde aconteceram as consultas públicas seguiu critérios objetivos, como vulnerabilidade social e baixos índices de fluxo escolar. Em 2021, serão 199 Colégios Cívico-Militares, o que corresponde, das 232 instituições onde foram realizadas consultas públicas, a 86,0% de aprovação ao modelo.

Curso de Gestão Escolar e Políticas Educacionais - Parceria entre SEED e UEPG, o curso é um marco na área de gestão escolar e representa uma excelente oportunidade de formação aos profissionais da educação que desejam conhecer o perfil e o trabalho de direção escolar. Pensado para o contexto da rede estadual, visa preparar gestores preocupados com a principal finalidade da escola, a aprendizagem dos estudantes. Com 4.920 concluintes em 2020, é dividido em quatro unidades temáticas: liderança na prática de gestão escolar; gestão de processos e resultados escolares; acompanhamento do ensino e das aprendizagens; e gestão financeira e administrativa da escola.

Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) - As escolas estaduais recebem recursos financeiros do FNDE, por meio do PDDE, que tem por finalidade prestar assistência financeira às escolas, em caráter suplementar, a fim de contribuir para a manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, para consequente elevação do desempenho escolar. Em 2020, foram repassados R$ 21,7 milhões a 2.082 escolas estaduais.

Ampliação do LRCO para a rede municipal - O Sistema Livro Registro de Classe Online (LRCO) objetiva eliminar o livro físico, permitindo de forma rápida e eficiente o registro de frequência, conteúdo e avaliação, pela internet e em tempo real. Em 2013, o LRCO foi implantado em 16 escolas-piloto, tendo o seu desenvolvimento acompanhado até o final de 2015. Desde 2016, foram vários processos anuais de ampliação, finalizando 2020 com 2.057 instituições de ensino estaduais utilizando o Sistema. A partir de 2020, o Sistema foi disponibilizado às instituições de ensino municipais que já utilizavam o Sistema Escola Web (SERE). O sistema está implantado em 1.779 instituições de ensino municipais.

Encontros com Gestores - Durante a pandemia, foram realizadas formações on-line com os chefes dos NREs e diretores escolares, tratando do tema inteligência emocional. Foram 82 lives, 12.300 participações, totalizando quase 100 horas de formação.

Parcerias com plataformas digitais e aplicativos - Doação de licenças pelas plataformas digitais Matific e Alura. A Matific é plataforma de aprendizagem de matemática destinada a alunos do 6º ano do EF e professores, são 468 escolas beneficiadas, 57.792 licenças para alunos e 1.886 para professores. A Alura é plataforma de cursos on-line de programação, que disponibilizou 11 mil licenças, sendo 10 mil para alunos e mil para professores.

Programação - Ofertadas pela Alura, são 18 turmas disponíveis em cinco modalidades de cursos: Programação Mobile, Programação de Back-end, Programação de Front-end, Design-UX e Data Science. Gratuitos aos participantes, ensinam, por exemplo, a criar aplicativos, games, sites para web e mobile, produção e edição de fotos e vídeos, podcasts etc., em diferentes linguagens, como Java e HTML. No final, os estudantes participarão de um evento para compartilhamento dos trabalhos desenvolvidos.

Robótica - Iniciado processo licitatório de R$ 10,0 milhões para aquisição de, no mínimo, 2.577 kits educacionais de robótica livre e notebooks, para utilização dos alunos e professores, em pelo menos 260 escolas. Serão produzidos cadernos para aulas de robótica, que serão utilizados em conjunto com os kits, e manuais, para que professores que não são da área e sem conhecimento prévio possam utilizar os kits nas suas aulas.

Novo Portal Educacional Escola Digital - Foram retomadas as atividades de desenvolvimento, pesquisa, construção e disponibilização do novo portal, com recursos educacionais digitais direcionados aos alunos e professores da rede, e parcerias com a finalidade de contribuir com a aprendizagem e com práticas educacionais inovadoras.

Aquisição de equipamentos - Está em licitação a aquisição de equipamentos de Wi-Fi, tanto para atendimento das 898 escolas que ainda não possuem essa conexão quanto para ampliação de rede para as que possuem. Em 2020, foram entregues 973 roteadores Wi-Fi, que possibilitaram atendimento a 155 escolas com rede sem fio nas salas de aula

Programa Mais Merenda - Com o objetivo de ampliar a oferta de alimentação aos alunos, em 2020 foi realizada experiência piloto que adicionou uma refeição por período em escolas de cinco NREs (Irati, Ivaiporã, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Guarapuava), contemplando cerca de 71 mil alunos nos primeiros 31 dias letivos presenciais. A adesão média dos alunos à refeição acrescida foi de 28,0%. O investimento total destinado à aquisição de alimentos para esta ação foi de R$ 2,5 milhões. Parte dos alimentos foi destinado às famílias após a suspensão das aulas presenciais.

Programa Estadual de Transporte Escolar (PETE) - Mesmo com a suspensão das aulas presenciais em 2020, foram repassados cerca de R$ 12,0 milhões aos municípios, de recursos federal e estadual, no intuito de garantir a manutenção da frota. Realizou-se capacitação virtual dos técnicos dos 399 municípios, com o objetivo de otimizar e aprimorar o uso do Sistema de Gestão do Transporte Escolar (SIGET), o qual, neste ano, por meio de Termo de Adesão com o DETRAN-PR, foi integrado à base de dados de condutores e veículos. Assim, além de garantir fidedignidade dos dados lançados no Sistema, o webservice permitirá a fiscalização dos veículos e condutores do transporte escolar público. Por meio do Plano Paraná Mais Cidades, foram formalizados 14 convênios com municípios, no valor total de R$ 3,9 milhões, para aquisição de ônibus escolares.

Fundo Rotativo - Programa de repasse de recursos financeiros descentralizados com a finalidade de viabilizar e agilizar a execução de pequenos reparos/serviços, a aquisição de materiais de consumo, o atendimento de materiais permanentes e possibilitar a implementação de projetos específicos. Assim, os gestores têm maior autonomia na manutenção das escolas, NREs e unidades descentralizadas. Os valores repassados pelo programa totalizaram aproximadamente R$ 112,0 milhões em 2020.

Materiais e Suprimentos - Em 2020, para garantir materiais impressos aos alunos com dificuldade de acesso às aulas remotas, foram investidos R$ 10,8 milhões para aquisição de papel e toner. Além disso, visando proporcionar um ambiente adequado para estudantes de escolas das regiões Norte, Noroeste, Norte Pioneiro e Oeste do Paraná, e seguindo as recomendações sanitárias, foram adquiridas 3.330 unidades de climatizadores, investimento de R$ 9,3 milhões. Ainda foram investidos cerca de R$ 9,5 milhões para aquisição dos mais diversos itens necessários à composição do enxoval das escolas, como conjunto escolares, itens para refeitórios, objetos em inox, aparelhos de buffet, refrigeradores, armários de aço etc.

Engenharia e Projetos - Em 2020, foi possível atender obras em aproximadamente 100 estabelecimentos de ensino. Os investimentos passam de R$ 40,0 milhões. Houve acompanhamento de 220 obras (contratos 2019/2020), com a finalização e entrega de 110 obras e outros 116 contratos estão em execução. Foram contabilizadas 65 obras licitadas (homologadas e/ou em contratação), as quais deverão ser somadas a 125 obras do edital de licitação publicado, com contratação prevista para início de 2021, com investimento de R$ 135,9 milhões. Serão iniciadas seis construções de novas unidades escolares nos municípios de Pato Branco, Guaratuba, Ponta Grossa, Toledo, Terra Roxa e São José dos Pinhais (esta iniciada, para conclusão em 2021). Todas as obras envolvidas na Operação Quadro Negro foram retomadas; entre 2019 e 2020, nove foram concluídas e entregues à sociedade, as cinco restantes estão em execução.

Dualidade Administrativa - Ação que viabiliza recursos aos municípios para a manutenção do espaço físico de edificações escolares municipais que estão em dualidade administrativa com a rede estadual, quando a mesma edificação comporta uma escola municipal e uma estadual. Em 2020, foram formalizados dois convênios, no valor total de R$ 290,0 mil, com os municípios de Cafelândia e Palmeira. São em torno de 730 escolas estaduais em dualidade.

Mãos Amigas - Parceria entre o FUNDEPAR, SESP, DEPEN e PARANAEDUCAÇÃO, o programa possibilita que presos em regime semiaberto recebam capacitação voltada às suas habilidades, e assim possam realizar serviços nas instalações de prédios públicos, atendendo escolas que necessitam de reparos emergenciais. A participação no programa reduz o tempo do apenado no sistema prisional. Em 2020, mais de 30 escolas foram atendidas em Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Francisco Beltrão, Cruzeiro do Oeste, Cascavel e Maringá. Desde 2012, são 500 intervenções em prédios públicos realizadas por mais de 600 apenados.

Minha Escola Sempre Nova - Em 2020, foram formalizadas parcerias com a SANEPAR, para identificação de irregularidades hidrossanitárias e necessidade de poços; com o Instituto Água e Terra (IAT), para perfuração de três poços artesianos em escolas; com a Empresa Klabin, para recebimento de doação de bens e serviços para revitalização do Colégio Estadual Wolff Klabin (Telêmaco Borba); recebimento de sete residentes técnicos nas áreas de arquitetura e engenharia civil, possibilitado pela parceria com a SETI e outros órgãos; investimentos para materiais e suprimentos; ações para atendimento imediato devido a intempéries; capacitação de profissionais nas áreas de alimentação escolar, transporte escolar e engenharia; e convênios com a PRED e COHAPAR, para instrumentalização das atividades de acompanhamento e fiscalização de obras e serviços de engenharia nas edificações escolares da rede estadual.

SISBRIGADAS - O Brigadas Escolares, programa da Defesa Civil em parceria com o FUNDEPAR, desenvolve ações para adequar as edificações escolares estaduais às normas recentes de prevenção contra incêndio e pânico do Corpo de Bombeiros. Em 2020, o Sistema emitiu mais de dois mil certificados.

Verão Maior - Ação integrada do Governo do Estado, visa aprimorar a infraestrutura das praias e balneários paranaenses, garantir a saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhada, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Em 2020, foram registrados 257.140 atendimentos nos seis postos fixos no litoral, dois postos itinerantes, além de um ponto fixo na região de Porto Rico, no Noroeste do Estado, e apoio ao Verão dos Municípios Lindeiros da Costa Oeste.

Geração Olímpica - Por meio de plano de aplicação firmado entre a Paraná Esporte e a COPEL, é o maior programa, em nível estadual, de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta. Em 2020, foram concedidas 1.260 bolsas, distribuídas em seis categorias, totalizando R$ 4,8 milhões da COPEL, sua patrocinadora exclusiva.

Esporte na Cidade - Tem como objetivo fomentar ações voltadas ao desenvolvimento esportivo regional, com a criação, otimização, modernização de equipamentos e instalações esportivas por meio do portfólio esportivo, tais como: materiais esportivos de modalidade única, materiais esportivos multimodalidades, materiais esportivos para integração de idosos, academia ao ar livre, kit de cadeiras de rodas, arena esportiva, adequação e reforma de quadras poliesportivas. Em 2020, os investimentos referentes aos projetos municipais aprovados foram conveniados e estão sendo entregues junto aos 279 municípios partícipes, totalizando 220 entidades atendidas no Programa Educação Mais Esporte (R$ 4,4 milhões) e 586 projetos atendidos no Programa Paraná Mais Cidades (R$ 36,4 milhões).

PROESPORTE - Permite a concessão de auxílio financeiro a projetos credenciados pela Paraná Esporte. Além dos editais de 2018 e 2019, que totalizaram 88 projetos em fases de execução e prestação de contas, o Edital n.o 01/2020 tornou público o terceiro processo, que destinará R$ 9,0 milhões em renúncia fiscal para projetos nas áreas de Excelência Esportiva, Formação Esportiva e Prática Continuada/Readaptação.

Adesão de entidades esportivas ao programa Nota Paraná - O Nota Paraná dispõe sobre o cadastramento de entidades paranaenses sem fins lucrativos para o recebimento de auxílio financeiro a partir de créditos oriundos das notas fiscais. A Paraná Esporte coordena a adesão de entidades esportivas, fazendo o seu cadastramento, autorização e acompanhamento quanto ao funcionamento dessas entidades com recursos provenientes do programa. Em 2020, foi destinado aproximadamente R$ 15,0 milhões para o esporte, beneficiando mais de 130 entidades que desenvolvem modalidades esportivas.

Eventos Esportivos Nacionais e Internacionais - O Paraná possui potencial e infraestrutura para sediar grandes eventos esportivos. Essas competições são realizadas em parcerias com entidades públicas e privadas. Para 2021, almeja-se a realização de até quinze eventos, além de se disponibilizar o Estado para sediar eventos nos anos seguintes, tornando o Paraná referência, permitindo a ação continuada, melhor planejamento e a realização de eventos de maior porte, integrantes do calendário internacional.

Jogos de Aventura e Natureza - Idealizados para impulsionar a economia e o turismo, consistindo em um conjunto de atividades e competições esportivas de variadas modalidades, em especial atreladas ao potencial natural e turístico do Paraná, os Jogos também se enquadram no contexto das ações de retomada econômica, almejando-se a realização de três a seis eventos em 2021, com expectativa de grande participação de atletas e público. O programa pode albergar grandes eventos esportivos, ampliando assim sua visibilidade e quantidade de participantes. Nesta toada, realizadas tradicionalmente durante a temporada de verão, tem-se a expectativa de ampliação das atividades do Verão Maior na perspectiva de potencialização do turismo do litoral, estimulando a economia e a população à prática das atividades esportivas.

 

Destaques

Lançado como solução de aulas não presenciais, desenvolvido para continuidade do calendário escolar, utilizando-se de cinco plataformas para atender aos estudantes e professores da rede estadual, envolveu as seguintes iniciativas: a) TV aberta - videoaulas preparadas e gravadas por professores da rede, são transmitidas em três canais abertos, digitais e gratuitos, capazes de atingir todas as regiões do Estado; b) Canal Aula Paraná - o Canal do YouTube seguiu a mesma grade fixa de transmissão da TV aberta, e tem cerca de 40 milhões de visualizações e mais de 330 mil inscritos; c) Google Classroom - mais de 350 mil salas virtuais, sendo uma sala por turma e disciplina, oferecendo aos professores total autonomia para criar atividades relacionadas ao seu componente curricular ou disciplina e usar todos os aplicativos disponíveis; d) Aplicativo Aula Paraná - mesma grade fixa de transmissão da TV e do YouTube, os estudantes podem acessar as salas virtuais no Google Classroom de forma gratuita, sem consumo de dados dos seus planos e via celular pré-pago (aproximadamente um milhão de downloads do app); e) Aula Paraná Ao Vivo - atendendo pedidos dos estudantes e buscando maior interação com o professor, em agosto deu-se início às aulas ao vivo, em que o estudante pode participar por meio do chat do Aplicativo e pelo Canal do YouTube. Além das plataformas, foram realizadas as Trilhas de Aprendizagem - para atender aos estudantes que não têm acesso às tecnologias digitais, trazendo os mesmos conteúdos previstos, organizados de forma dialógica e autoinstrucional, com distribuição quinzenal do material aos estudantes - e a Semana do Conhecimento - realizada de 03 a 06 de novembro, buscou aprimorar o Aula Paraná e incentivar a realização das atividades, estimulando os estudantes à curiosidade científica a partir da vinculação entre teoria e prática.

Em 2020, o trabalho realizado no Paraná foi referência nacional, por garantir o direito à alimentação escolar, por meio da aquisição e distribuição de alimentos não perecíveis e continuidade do fornecimento dos produtos contratados da agricultura familiar para cerca de 230 mil famílias cadastradas em programas sociais, além de contribuir para a manutenção de renda e empregos a mais de 25 mil famílias de agricultores familiares. Foram distribuídos dois milhões de kits de alimentos, sendo quase 40 mil toneladas, das quais aproximadamente 11,5 mil oriundas da agricultura familiar. Ao todo, foram investidos R$ 188 milhões.

É destinado a selecionar professores para atender às necessidades temporárias das instituições de ensino da rede estadual. Em 2021, a SEED inovará ao implementar o processo composto por provas objetivas e de títulos, que selecionará mais de quatro mil professores, por meio do Edital nº 47/2020.

Surgiram como uma oportunidade de ofertar aos alunos em isolamento e distanciamento social, das redes de ensino públicas e privadas, uma atividade de entretenimento e lazer, mas também de caráter competitivo. Em 2020, o projeto teve a participação de mais de 3.300 alunos, em quatro modalidades, da faixa etária de 14 a 18 anos. Para 2021, os Jogos Eletrônicos serão inseridos aos Jogos Escolares do Paraná.

Em 2020, foi uma importante ferramenta de desenvolvimento profissional no cenário esportivo paranaense. Por meio de parceria entre a SETI, Fundo Paraná, UEPG e Superintendência Geral do Esporte, foi criado o curso EAD de especialização lato sensu em Gestão Pública do Esporte, para gestores públicos municipais e estaduais, com 300 vagas gratuitas. Também foram estabelecidas parcerias com: a) UEM - para a divulgação do IV Seminário Brasileiro de Políticas de Esporte e Lazer; b) UEL - para o desenvolvimento do curso de extensão Formação de Treinadores; e c) Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - para a realização do 32º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, realizado de 30 de outubro a 01 de novembro.