Escola Segura

Programas >> Escola Segura

 

Foto da Banda Marcial Guarda Mirim

O QUE É?

O programa Escola Segura é uma iniciativa do Governo do Paraná, em conjunto com a Polícia Militar e as Secretarias de Estado da Educação e do Esporte e da Segurança Pública.

 

OBJETIVO

O objetivo é trazer mais segurança e integrar a comunidade escolar com a PM. O projeto prevê integração entre o corpo pedagógico das escolas e os policiais com foco na mediação de conflitos.

 

PARTICIPAÇÃO

O trabalho é um complemento às atividades preventivas já desempenhadas pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), unidade responsável pelo treinamento dos policiais militares voluntários e que coordenará o programa nos colégios estaduais. A decisão de aderir ao programa cabe à direção de cada escola em conjunto com a comunidade escolar.
Em paralelo, o Escola Segura envolve diálogo com a Defesa Civil, com treinamento e prevenção de situações de crise e calamidade. O programa prevê ainda ações de relacionamento da segurança na região primária, no entorno das escolas, e na integração das forças policiais com as equipes pedagógicas e famílias dos alunos.

 

PÚBLICO-ALVO

Comunidade Escolar.