Educação Fiscal

Programas >> Educação Fiscal

 

Imagem ilustrativa do Programa Educação Fiscal

 

O QUE É?

A Secretaria de Fazenda, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (Seed-PR), promove o projeto Educação Fiscal nas Escolas, envolvendo várias ações que visam ampliar a difusão do conhecimento sobre cidadania fiscal, enfatizando a percepção sobre a função social do tributo e o papel de cada cidadão no controle social dos recursos e políticas públicas.

 

OBJETIVO

A Educação Fiscal visa a construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania. O objetivo é propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles social e fiscal do Estado.
O tributo é um instrumento que pode e deve ser utilizado para promover as mudanças e reduzir as desigualdades sociais. O cidadão, consciente da função social do tributo como forma de redistribuição da Renda Nacional e elemento de justiça social, é capaz de participar do processo de arrecadação, aplicação e fiscalização do dinheiro público.

 

PARTICIPAÇÃO

No início do ano de 2022, foram entregues 20 mil cartilhas com temáticas pertinentes à Educação Fiscal para as escolas de Educação em Tempo Integral para que, de forma lúdica, os professores abordem os temas junto aos estudantes de 6° e 7° anos do ensino fundamental.

Em paralelo, foi realizado o Curso de Disseminadores de Educação Fiscal com 140 horas sendo 20 horas para execução em sala de aula, do qual participaram 32 professores da rede estadual de ensino.
 
Outra ação desenvolvida no ano de 2022 foi a produção de vídeos de animação no formato de whiteboard que abordam temas direta ou indiretamente relacionados à Educação Fiscal.

Os vídeos são idealizados para os estudantes do Ensino Fundamental II – Anos Finais do 6° ao 9°ano, no componente curricular de matemática, e para os estudantes do Ensino Médio, no componente curricular de Educação Financeira. O material será disponibilizado no RCO+aulas (Registro de Classe Online) dentro de cada ano/série, seguindo a temática proposta.

 

PÚBLICO-ALVO

Instituições da rede pública de ensino.

 

Para saber mais, acesse o site do programa Educação Fiscal.