Parlamento Jovem

Programas >> Parlamento Jovem

 

Imagem ilustrativa do Projeto Parlamento Jovem

 

O QUE É?

O Parlamento Jovem (PJ) do Paraná é um projeto de iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que pretende trazer para dentro das escolas o acompanhamento do transcorrer do processo eleitoral de escolha de um candidato a cargo eletivo, oportunizando aos estudantes conhecer melhor a divisão dos poderes do Estado, debater problemas da comunidade e deliberar sobre sugestões de possíveis soluções com o intuito de promover maior formação política aos alunos da rede de ensino.

 

PÚBLICO-ALVO

O projeto é uma iniciativa destinada a estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

 

FUNCIONAMENTO

Para atingir os objetivos do PJ, propõe-se a vivência de um pleito eleitoral e de um mandato legislativo.

O projeto, por meio de uma eleição em urnas eletrônicas, utilizando títulos eleitorais fictícios e todos os procedimentos análogos aos de uma eleição autêntica, elegem-se os vereadores mirins.

Durante o período do mandato do vereador mirim, os alunos receberão subsídio formativo, em uma ação em parceria com as Câmaras Municipais, para exercer o seu mandato. Entre os aprendizados estão as competências de um vereador, o funcionamento das comissões e a forma de elaboração de um projeto de lei.

Ao final do seu mandato, os vereadores mirins poderão apresentar, em sessão plenária, uma proposta de lei, elaborada e pensada coletivamente, com base na análise de suas realidades e nos critérios regulados pelas normas legislativas.

 

PARTICIPAÇÃO

Sua escola deve se inscrever, assinar o termo de compromisso, designar um responsável para coordenar o projeto e seguir as etapas do cronograma.

 

Para mais informações, acesse os sites: Escola Judiciária Eleitoral do Paraná e Curso Parlamento Jovem.