Jovem Senador

Programas >> Jovem Senador

 

logo de imagem de jovem senador

O QUE É?

O programa Jovem Senador é utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do Programa Senado Jovem, criado por meio da Resolução n.º 42/2010, que engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal.

É realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

 

FUNCIONAMENTO

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Os temas sempre abordam tópicos de civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania.

Os autores das 27 melhores redações - um de cada estado e do Distrito Federal - são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República.

 

PARTICIPAÇÃO

Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover, entre os estudantes, um concurso interno de redação com o tema anual proposto e enviar o texto que irá representar a instituição ao correspondente Núcleo Regional de Educação (NRE).

O NRE selecionará as três melhores redações e encaminhará à Secretaria de Educação. A Secretaria selecionará três redações para representar o estado na etapa nacional.

 

PÚBLICO-ALVO

Estudantes, de até 19 anos, matriculados no ensino médio, em escolas da Rede Pública Estadual do Paraná.

 

Para mais informações, acesse o Programa.